Guarulhos | Central de Convênios – FUABC

UPA Cumbica tem capacidade para atender 400 pessoas por dia. Foto: PMG/Sidnei Barros

A Fundação do ABC deu início em 1º de abril de 2015 ao contrato de gestão na área da Saúde junto à Prefeitura de Guarulhos. Atualmente estão sob responsabilidade da Central de Convênios da FUABC as unidades: Pronto Atendimento Maria Dirce, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João Lavras e UPA Cumbica.

As unidades da FUABC em Guarulhos caracterizam-se como serviços de saúde que têm por missão manter em regime de cooperação mútua entre os partícipes um programa de gestão compartilhada para a prestação de assistência à saúde. Disponibilizam profissionais capacitados e as melhores técnicas possíveis para a total ou parcial recuperação da saúde dos usuários, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos códigos de ética que norteiam as atividades profissionais de médicos, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e demais profissionais da Saúde.

As estruturas estão inseridas na rede de estabelecimentos da saúde do SUS/Guarulhos, com a missão de servir como referência para a prestação de assistência integral à saúde dos usuários, particularmente nos níveis de baixa e média complexidade.

 

SÃO JOÃO LAVRAS

A Unidade de Pronto Atendimento São João Lavras oferece aos usuários as áreas médica (módulo de Urgência/Emergência) e odontológica (módulo de Urgência/Emergência), com maior relevância aos residentes nos Distritos de Saúde São João, Lavras e Bonsucesso (parcialmente). São aproximadamente 10 mil consultas mensais em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica e Pediatria.

 

UPA CUMBICA

Inaugurada em 27 de dezembro de 2017, a UPA Cumbica funciona 24 horas, sete dias por semana, na Cidade Industrial Satélite, em Cumbica. Com capacidade para atender 400 pessoas por dia, oferece assistência de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia, além de exames de raio X, eletrocardiograma, bem como atendimento de odontologia.

Instalada em área de mais de 1,3 mil m², a unidade possui três consultórios médicos e um odontológico, salas de urgência para classificação de risco, medicação e reidratação, radiologia, eletrocardiograma, sutura, curativo, gesso, inalação e coleta de exames, espaços de observação feminina e masculina com quatro leitos cada um, e outros seis no setor pediátrico, além de sala de isolamento em cada ala. A UPA conta também com recepção, farmácia, sanitários para portadores de necessidades especiais, sanitário infantil e familiar.

 

PA MARIA DIRCE

O serviço do Pronto Atendimento Maria Dirce oferece no campo médico as áreas de urgência e emergência, com prioridade aos munícipes das áreas de abrangência dos Distritos de Saúde Presidente Dutra, Aeroporto, São João (parcial), Lavras (parcial) e Bonsucesso (parcial). São aproximadamente 9 mil consultas mensais em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica e Pediatria.