Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul

O Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul (CHMSCS) está sob gestão da Fundação do ABC e contempla sete unidades: Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Hospital São Caetano, Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, Complexo Municipal de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho.

 

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO

Referência para o atendimento às crianças do município, o Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido foi inaugurado em 28 de julho de 1973. Realiza internações nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Maternidade. Também desenvolve atendimentos em pronto-socorro infantil, ortopedia infantil, pediatria e pré-parto. Exames laboratoriais e radiológicos completam a lista de serviços ofertados. A unidade também comporta o setor de Radiologia Dr. Carlos Alberto Lopes. A recepção principal e as salas de raios X foram reformadas para receber decoração infantil com motivos marinhos. Produzida com adesivo vinílico em laminação fosca, a nova decoração criou ambiente lúdico e alegre, que tranquiliza as crianças, permitindo a realização de exames de forma mais humanizada e eficiente.

HOSPITAL MARIA BRAIDO

Primeiro hospital geral municipal de São Caetano, o Hospital Maria Braido foi entregue à população em 2004, juntando-se à unidade infantil “Márcia Braido” e ao pronto-socorro municipal. Hoje o equipamento realiza internações em clínica geral e especialidades, clínica cirúrgica, especialidades cirúrgicas, além de UTI adulto. Estão disponíveis ambulatórios de cardiologia infantil, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, proctologia e quimioterapia, assim como exames de biópsia guiada por ultrassonografia, ecodoppler, radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia (com ou sem doppler).

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN

Com proposta de prestar atendimento completo ao paciente emergencial, desde o primeiro socorro até o diagnóstico e encaminhamento para tratamento, São Caetano inaugurou em 2008 o Hospital de Emergências Albert Sabin. O equipamento público foi projetado com 28 leitos e pelo menos 300 profissionais na assistência, entre médicos e equipes de enfermagem, psicologia e fisioterapia, entre outros colaboradores.

Fechada para reformas estruturais completas durante 2018, a unidade foi reinaugurada em 2019. Conta atualmente com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana. São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria. O hospital tem capacidade para 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

A unidade oferece atendimento em urgência e emergência nas áreas de clínica médica e cirúrgica, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia e UTI adulto. Também conta com ala de psiquiatria, exames laboratoriais, de radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

 

UPA 24 HORAS

Em 2019, São Caetano ganhou sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em prédio anexo ao Hospital Albert Sabin. Com funcionamento 24 horas (abrangendo adulto e infantil), conta com três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil. São cinco leitos de emergência, 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil. A capacidade operacional mensal é de 10 mil atendimentos adultos de urgência e emergência e 3,5 mil atendimentos infantis.

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE

Em 2012, a rede municipal de São Caetano ganhou o Complexo Municipal de Saúde, formado pelo Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares e pelo Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves. O equipamento ocupa prédio do antigo Pronto-Socorro Municipal e foi entregue já sob gestão da FUABC.

Na Unidade de Tratamento ao Câncer os serviços contemplam todas as terapias quimioterápicas necessárias aos pacientes. Já o Hospital de Olhos funciona com consultórios, centro de diagnósticos e área cirúrgica com conceito de Hospital Dia Oftalmológico.

Além do atendimento oftalmológico geral, o centro conta com especialistas nas principais subespecialidades como glaucoma, catarata, retina, plástica ocular, oftalmopediatria e córnea. A amplitude do trabalho faz com que os casos sejam resolvidos na própria unidade, incluindo cirurgias, quando necessárias.

 

HOSPITAL SÃO CAETANO

Os hospitais do complexo municipal ganharam reforço importante em 2012, quando a Prefeitura reinaugurou o Hospital São Caetano após municipalizá-lo. Desde então, a unidade tem sido vocacionada como um grande centro de especialidades, além de abrigar diversos mutirões de saúde. O Hospital São Caetano é uma das casas de saúde mais tradicionais do ABC, inaugurado em 25 de julho de 1954. A história de sucesso do hospital, que se tornou referência a todo o Grande ABC, durou até 2010, quando foi declarada a falência da unidade.

 

 

 

HOSPITAL DR. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI

São Caetano inaugurou em 2012 o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, erguido na esquina da rua São Paulo com a avenida Vital Brasil Filho, no bairro Santa Paula. Integrada ao CHMSCS e, dessa forma, cogerida pela Fundação do ABC, a unidade recebeu investimento de R$ 20 milhões e foi construída anexa ao complexo de saúde formado pelo Hospital Maria Braido e pelo Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.

Com cinco andares em espaço que totaliza 6 mil metros quadrados, o hospital tem capacidade para mais de 80 leitos e conta com salas cirúrgicas direcionadas ao atendimento obstétrico (parto normal e humanizado) e para cirurgias ginecológicas. Também possui UTIs Neonatal e Pediátrica, serviço 24 horas de ginecologia e pré-parto, alas de internação e a Casa da Gestante.

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO
Rua Luiz Louzã, 48. Bairro Olímpico
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-430
Tel.: (11) 4228-8000

HOSPITAL MARIA BRAIDO
Rua São Paulo, 1840. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-100
Tel. (11) 4228-8000

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN
Rua Aurélia, 101. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09551-340
Tel.: (11) 4233-7676

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE
Rua Peri, 361. Bairro Osvaldo Cruz
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-290
(11) 4226-2230 / 4226-2223

HOSPITAL SÃO CAETANO
Rua Espírito Santo, 277. Bairro Santo Antonio
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09530-905
Tel.: (11) 4223-5460

HOSPITAL EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI
Avenida Vital Brasil, 55. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-130
(11) 4228-8000