ACESSIBILIDADE

A Fundação do ABC busca aperfeiçoar permanentemente em seu portal na internet as ferramentas de acessibilidade, a fim de oferecer conteúdos a todas as pessoas. Entre as opções disponíveis estão aumento/diminuição de textos, aparência em escala de cinza, autocontraste, ferramenta de negativo, destaque para links sublinhados e dados sobre configurações relacionadas aos principais navegadores.

Adicionalmente, desde junho de 2021 está disponível o VLibras, uma ferramenta nova de acessibilidade, com objetivo de melhorar as funcionalidades para pessoas com deficiências auditivas.

BOTÕES LATERAIS

A barra de acessibilidade na lateral direita do portal contém os botões de variação de fonte (para aumentar, diminuir e voltar as fontes ao tamanho padrão do portal); o botão de aparência em escala de cinzas; autocontraste; ferramenta de negativo; destaque para links sublinhados; e dados sobre configurações relacionadas aos principais navegadores.

AUMENTAR FONTE

Ao clicar no ícone, automaticamente a fonte será alterada, aumentando de tamanho conforme a necessidade.

DIMINUIR FONTE

Ao clicar no ícone, automaticamente a fonte será alterada, diminuindo de tamanho conforme a necessidade.

AUTOCONTRASTE

Ao clicar no ícone, o esquema de cores dos textos e o fundo da tela são alterados para branco e preto, maximizando o contraste para melhor leitura.

NEGATIVO

A ferramenta de negativo força o fundo preto, a fim de otimizar a leitura dos textos.

TONS DE CINZA

Essa funcionalidade elimina todas as cores da tela, mantendo tanto textos quanto imagens somente em tons de cinza.

LINKS SUBLINHADOS

Ao acionar esta ferramenta, todas as palavras marcadas com hyperlink são destacadas, facilitando a visualização e a melhor navegação.

ACESSIBILIDADE EM LIBRAS

O conteúdo deste portal está acessível em Libras, por meio da ferramenta VLibras – um tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. O VLibras reúne um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto, que traduz conteúdos digitais para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas. O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).