Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá

A Fundação do ABC deu início em 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.

Em 2019, a FUABC venceu novo chamamento público e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as já tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de doenças como sarampo, tuberculose, leptospirose e sepse.

Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Guarujá
Rua São Miguel, 760, Pae Cará
Vicente de Carvalho - Guarujá (SP)
CEP: 11460-202
Tel.: (13) 3308-2030