Hospital Estadual Mário Covas

Maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, conta com cerca de 2.500 profissionais. Possui 300 leitos entre internação, terapia intensiva e leitos pediátricos destinados ao atendimento de crianças com câncer. Seu centro cirúrgico é composto por 13 salas. A unidade também possui Banco de Sangue, Banco de Leite Humano, Centro de Fisioterapia, Central de Vacinas e outros serviços que otimizam o atendimento.

Desde a inauguração, em 2001, a gestão do hospital é feita pela Fundação do ABC. O HEMC cobre os sete municípios do Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – e beneficia cerca de 3 milhões de moradores. São quase 30 mil metros quadrados de área, divididos em sete pavimentos. Cerca de 7 mil pessoas circulam pelas instalações da unidade diariamente, entre pacientes, acompanhantes e funcionários. Um dos grandes diferenciais do HEMC é o corpo clínico, composto por muitos profissionais ligados ao Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – vários deles docentes.

O início das obras do hospital data de 1976. A construção sofreu longas interrupções, até que em 2000 foi definitivamente retomada pelo então governador Mário Covas, que batiza o hospital. A entrega ocorreu em 2001 com a inauguração da primeira fase. A segunda etapa de atendimento teve início em 2002, com oferta de leitos cirúrgicos, de UTI, além da introdução de cirurgias de maior porte. Na condição de hospital de alta complexidade, a importância do “Mário Covas” para o Grande ABC se evidencia nos milhares de atendimentos, consultas, exames, procedimentos e cirurgias.

Em 2019, o HEMC conquistou a certificação de qualidade ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 3, o mais alto do ranking.

HOSPITAL ESTADUAL MÁRIO COVAS
www.hospitalmariocovas.org.br
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Bairro Paraíso - Santo André (SP)
CEP: 09190-610
Tel.: (11) 2829-5000