Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo

Administrado pela Fundação do ABC, o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo (CHMSBC) é composto pelo Hospital Anchieta (HA), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC), Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) e Hospital de Urgência (HU).

 

HOSPITAL ANCHIETA

Inaugurado em 20 de agosto de 1958 e mantido pela Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC (FUABC-FMABC) desde 1994, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o Hospital Anchieta é um hospital dedicado ao cuidado de pacientes oncológicos e cirúrgicos. As cirurgias abrangem as especialidades médicas de cirurgia geral, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, oftalmologia, proctologia, cirurgia oncológica, cirurgia cardíaca, nefrologia e cirurgia pediátrica. Já as internações clínicas contemplam as áreas de oncologia, nefrologia e cardiologia.

 

 

 

HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO – HMU

Inaugurado em 1999, já com parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Fundação do ABC, o Hospital Municipal Universitário (HMU) é uma unidade de alta complexidade em Neonatologia, com assistência integral às gestações de alto risco e a bebês prematuros. Voltado exclusivamente ao cuidado materno-infantil e à saúde da mulher, que recebe acompanhamento desde o conhecimento da gravidez até o nascimento do bebê, o HMU conta com as especialidades de ginecologia, obstetrícia e neonatologia e realiza exames de ultrassonografia, ecocardiografia, radiologia, endoscopia digestiva, análises clínicas e ultrassonografia fetal. Conta com 128 leitos de enfermaria.

Graças ao trabalho de ponta desenvolvido na unidade, desde 2003 o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo mantém o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef e pela OMS (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Organização Mundial da Saúde). Os atendimentos são realizados mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBSs), por meio da Central de Regulação.

 

HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO CENTRAL

A Fundação do ABC e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) deram início em dezembro de 2005 à gestão clínica da Unidade de Urgência e Emergência de São Bernardo – hoje Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC). Trata-se de unidade hospitalar dedicada a atenção às urgências e emergências traumáticas e clínicas, com funcionamento 24 horas. É o estabelecimento da rede municipal de saúde que recebe a maior demanda de pacientes de urgência e serve de referência para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Tem como especialidades a clínica geral, ortopedia, pediatria e oftalmologia.

Além de internações, o HPSC realiza consultas, exames de análises clínicas e de imagem, assim como pequenos procedimentos cirúrgicos. Por ser uma unidade de urgência, não há necessidade de agendamento prévio para os atendimentos.

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL

Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. A unidade realiza procedimentos em cardiologia, neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades. Com 36 mil metros quadrados de área construída, o edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital Dia e Terapia Renal Substitutiva para procedimentos de hemodiálise.

Equipado com tecnologia de ponta, totalmente informatizado e com arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o HC é considerado um dos mais modernos hospitais públicos do País. Dispõe de estrutura para ensino e pesquisa, com salas de estudo, auditório com 200 lugares e câmeras de vídeo nos centros cirúrgicos para que os médicos residentes acompanhem procedimentos em tempo real. A partir de parceria com o Governo do Estado, o HC se tornou referência para o tratamento cardíaco infantil. Pacientes de zero a 18 anos, residentes de todo o Estado, são encaminhados ao hospital para realizar tratamentos cirúrgicos e ambulatoriais.

O HC tornou-se o primeiro equipamento municipal do Brasil a conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados: a Qmentum Internacional Diamante, entregue pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros.

HOSPITAL DE URGÊNCIA

Como parte do plano prioritário do município em transformar o Hospital de Urgência (HU) em um equipamento referência ao tratamento de Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo oficializou a inauguração da unidade em 14 de maio de 2020, com capacidade de 250 leitos.

HOSPITAL ANCHIETA
Rua Silva Jardim, 470. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09715-090
Tel.: (11) 4345-4011

HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO
Avenida Bispo Cesar D´Acorso Filho, 161. Rudge Ramos
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09624-000
Tel.: 4365-1480

HOSPITAL E PS CENTRAL
Rua Secondo Modolin, 449. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09720-610
Tel.: (11) 2630-6000

HOSPITAL DE CLÍNICAS MUNICIPAL
Estrada dos Alvarengas, 1001. Bairro Alvarenga
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09850-550
Tel.: 4353-1500

HOSPITAL DE URGÊNCIA
Rua Joaquim Nabuco, 380. Bairro Centro
São Bernardo do Campo (SP). CEP: 09720-490
Tel.: 2630-9760