Complexo de Saúde de São Caetano do Sul

O Complexo de Saúde de São Caetano do Sul está sob gestão da Fundação do ABC e contempla seis unidades: Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, Complexo Municipal de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho.

 

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO

Referência para o atendimento às crianças do município, o Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido foi inaugurado em 28 de julho de 1973. Realiza internações nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Maternidade. Também desenvolve atendimentos em pronto-socorro infantil, ortopedia infantil, pediatria e pré-parto. Exames laboratoriais e radiológicos completam a lista de serviços ofertados. A unidade também comporta o setor de Radiologia Dr. Carlos Alberto Lopes. A recepção principal e as salas de raios X foram reformadas para receber decoração infantil com motivos marinhos. Produzida com adesivo vinílico em laminação fosca, a nova decoração criou ambiente lúdico e alegre, que tranquiliza as crianças, permitindo a realização de exames de forma mais humanizada e eficiente.

 

HOSPITAL MARIA BRAIDO

Primeiro hospital geral municipal de São Caetano, o Hospital Maria Braido foi entregue à população em 2004, juntando-se à unidade infantil “Márcia Braido” e ao pronto-socorro municipal. Hoje o equipamento realiza internações em clínica geral e especialidades, clínica cirúrgica, especialidades cirúrgicas, além de UTI adulto. Estão disponíveis ambulatórios de cardiologia infantil, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, proctologia e quimioterapia, assim como exames de biópsia guiada por ultrassonografia, ecodoppler, radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia (com ou sem doppler).

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN

Com proposta de prestar atendimento completo ao paciente emergencial, desde o primeiro socorro até o diagnóstico e encaminhamento para tratamento, São Caetano inaugurou em 2008 o Hospital de Emergências Albert Sabin. O equipamento público foi projetado com 28 leitos e pelo menos 300 profissionais na assistência, entre médicos e equipes de enfermagem, psicologia e fisioterapia, entre outros colaboradores.

Fechada para reformas estruturais completas durante 2018, a unidade foi reinaugurada em 2019. Conta atualmente com três salas de atendimento clínico, ortopedia, cirurgia, psiquiatria, sala de medicação e atendimento oftalmológico aos fins de semana. São 16 leitos de internação clínica, cirúrgica ou ortopédica, nove leitos de UTI e três leitos de psiquiatria. O hospital tem capacidade para 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias.

A unidade oferece atendimento em urgência e emergência nas áreas de clínica médica e cirúrgica, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia e UTI adulto. Também conta com ala de psiquiatria, exames laboratoriais, de radiologia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

 

UPA 24 HORAS

Em 2019, São Caetano ganhou sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em prédio anexo ao Hospital Albert Sabin. Com funcionamento 24 horas (abrangendo adulto e infantil), conta com três salas de atendimento clínico, duas salas de atendimento pediátrico, uma sala de atendimento odontológico, radiografia, exames laboratoriais, sala de medicação adulto e sala de medicação infantil. São cinco leitos de emergência, 15 leitos de observação adulto e sete leitos de observação infantil. A capacidade operacional mensal é de 10 mil atendimentos adultos de urgência e emergência e 3,5 mil atendimentos infantis.

 

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE

Em 2012, a rede municipal de São Caetano ganhou o Complexo Municipal de Saúde, formado pelo Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares e pelo Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves. O equipamento ocupa prédio do antigo Pronto-Socorro Municipal e foi entregue já sob gestão da FUABC.

Na Unidade de Tratamento ao Câncer os serviços contemplam todas as terapias quimioterápicas necessárias aos pacientes. Já o Hospital de Olhos funciona com consultórios, centro de diagnósticos e área cirúrgica com conceito de Hospital Dia Oftalmológico.

Além do atendimento oftalmológico geral, o centro conta com especialistas nas principais subespecialidades como glaucoma, catarata, retina, plástica ocular, oftalmopediatria e córnea. A amplitude do trabalho faz com que os casos sejam resolvidos na própria unidade, incluindo cirurgias, quando necessárias.

 

HOSPITAL DR. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI

São Caetano inaugurou em 2012 o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, erguido na esquina da rua São Paulo com a avenida Vital Brasil Filho, no bairro Santa Paula. Integrada ao CHMSCS e, dessa forma, cogerida pela Fundação do ABC, a unidade recebeu investimento de R$ 20 milhões e foi construída anexa ao complexo de saúde formado pelo Hospital Maria Braido e pelo Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.

Com cinco andares em espaço que totaliza 6 mil metros quadrados, o hospital tem capacidade para mais de 80 leitos e conta com salas cirúrgicas direcionadas ao atendimento obstétrico (parto normal e humanizado) e para cirurgias ginecológicas. Também possui UTIs Neonatal e Pediátrica, serviço 24 horas de ginecologia e pré-parto, alas de internação e a Casa da Gestante.

HOSPITAL INFANTIL E MATERNIDADE MÁRCIA BRAIDO
Rua Luiz Louzã, 48. Bairro Olímpico
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-430
Tel.: (11) 4228-8000

HOSPITAL MARIA BRAIDO
Rua São Paulo, 1840. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-100
Tel. (11) 4228-8000

HOSPITAL MUNICIPAL DE EMERGÊNCIAS ALBERT SABIN (HMEAS)
Rua Aurélia, 101. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09521-310
Tel.: (11) 4233-7500

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) - ENGENHEIRO JÚLIO MARCUCCI SOBRINHO
R. Aurélia, 101. Bairro Santa Paula.
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09521-310
Tel.: (11) 4233-7500

COMPLEXO MUNICIPAL DE SAÚDE
Rua Peri, 361. Bairro Osvaldo Cruz
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09540-290
(11) 4226-2230 / 4226-2223

HOSPITAL EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI
Avenida Vital Brasil, 55. Bairro Santa Paula
São Caetano do Sul (SP). CEP: 09541-130
(11) 4228-8000