PAI Baixada Santista (Saúde Mental)

A Fundação do ABC deu início em 5 de novembro de 2020 à gestão do Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista. Instalada no bairro Boqueirão, em Santos, a unidade está inserida na rede de serviços de Saúde Mental da Baixada Santista. É referência de atendimento e tratamento para pacientes da região que necessitem de internação psiquiátrica, ofertando serviços indispensáveis para a manutenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O PAI Baixada Santista foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde, com objetivo de oferecer um serviço de tratamento em regime de internação breve a indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes em quadro agudo (crise). Com atendimento exclusivo a usuários do SUS, realiza intervenções eficazes e atendimento de excelência, visando o retorno mais breve possível dos pacientes às unidades de referência, com vistas à reinserção social. Ou seja, após o tratamento intensivo para remissão dos sintomas do quadro de entrada, pacientes e familiares são orientados e reencaminhados (contrarreferência) para a continuidade do tratamento nos serviços ambulatoriais dos municípios de origem.

Inaugurada em 2010, a unidade traz no projeto terapêutico ações intensivas e transdisciplinares, com tratamentos humanizados que envolvem pacientes, seus familiares e a comunidade. Para isso, a equipe do PAI é multiprofissional, composta por psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, educador físico, enfermeiros, técnicos de enfermagem nutricionistas e farmacêutico além, de serviços de apoio (limpeza e higiene), área administrativa e de educação permanente.

A implantação do PAI representou um avanço significativo e fundamental na Saúde Mental na Baixada Santista. Anteriormente à existência deste serviço, os pacientes eram encaminhados diretamente do município de origem para internação prolongada em clínicas afastadas, o que impedia a restauração dos vínculos familiares.

A Fundação do ABC atuará no PAI Baixada Santista com foco na prestação de serviço humanizado, de qualidade, com acolhimento adequado e respeito à vida, seguindo os preceitos da cartilha Humaniza-SUS. Serão valorizadas as equipes e o capital intelectual, com capacitação e a atualização permanentes, respeito a diversidade, benefícios justos e investimento em comunicação objetiva e transparente, pois essas são as características da gestão da FUABC.

Entre os quadros agudos mais comuns atendidos no PAI estão a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos; transtorno bipolar do humor e depressão unipolar grave; transtornos mentais orgânicos com manifestações comportamentais graves; transtornos mentais relacionados ao uso de álcool ou outras drogas, com comorbidades psiquiátricas de forma individualizada; e demais transtornos psiquiátricos em situação de crise intensa, como transtornos de personalidade, transtornos do desenvolvimento e transtornos alimentares, por exemplo.

O PAI Baixada Santista está instalado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), que serve como referência para consultas ambulatoriais, interconsultas e exames laboratoriais. Apesar de inserido na unidade hospitalar, o funcionamento do PAI é totalmente independente, com 30 leitos e área de 1.277 m².

PAI Santos
Rua Siqueira Campos, S/n
Canal 4, Santos (SP) - CEP 11045-200
Tel.: (13) 3797-8777