Contrato de Gestão São Mateus/SP

Com 1.600 colaboradores, Contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação (Foto: PMSP)

Com foco na Atenção Básica, teve início em 1º de setembro de 2015 o contrato entre a Fundação do ABC e a Prefeitura de São Paulo para gestão das unidades da Rede de Saúde de São Mateus, na Zona Leste da Capital.

Com vigência de 5 anos, a parceria contempla diversos serviços e realizou até setembro de 2019 cerca de 4.000.000 de consultas médicas, 2.500.000 visitas de Agentes Comunitários de Saúde e cerca de 700.000 procedimentos odontológicos.

Com quadro de 1.600 colaboradores, o Contrato de São Mateus tem sido aprimorado ao longo dos anos, proporcionando aos pacientes acesso, qualidade e inovação.

Entre as ações desenvolvidas estão:

– O primeiro CENALAC (Centro De Coleta De Leite Humano) vinculado a uma unidade de saúde – ação inovadora dentro do munícipio de São Paulo. A iniciativa garante que o estoque do banco de leite permaneça constantemente abastecido, permitindo a nutrição dos recém-nascidos prematuros e com patologias graves até o maior ganho de peso.

– Atenção psicossocial reforçada através de 3 polos e 6 minipolos de saúde mental nas unidades.

– Utilização de práticas integrativas e complementares em todas as unidades, ofertando diversos tratamentos e atividades para a população.

– O PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), que proporciona a interface dos equipamentos de saúde como o meio ambiente, contribuindo para um olhar mais ampliado do território.

Até setembro de 2019 foram realizadas 4 milhões de consultas médicas, 2,5 milhões de visitas de ACSs e 700 mil procedimentos odontológicos (Foto: PMSA)

O acesso a serviços específicos como o PAI, CER e EMAD completam o trabalho em rede desenvolvido na região. Por meio desses serviços, pacientes acamados ou portadores de doenças específicas têm acesso ao SUS no atendimento de suas necessidades.

A Atenção Básica fortalecida em parte do território com as equipes da Estratégia de Saúde da Família e os Núcleos de Atenção à Saúde da Família tem produzido cuidado e vínculos com a comunidade. São mais de 176.000 consultas de pré-natal qualificando o atendimento à gestante e mais de 200.000 consultas de crianças somente na Atenção Básica.

Além disso, a Atenção Especializada do Hospital Dia da Rede Hora Certa realizou no período cerca de 240.000 consultas e 270.000 exames complementares, reforçando a rede de atenção na região.

Todo esse esforço em busca de qualidade gerou, ainda, para a equipe, participação em congressos e diversos prêmios, entre os quais:

– A equipe da AMA/UBS Integrada Jardim São Francisco, em São Mateus, conquistou o 1º lugar no prêmio “Desafio Mais Saúde na Cidade”, em 2016, e um cheque de R$ 3 mil para investir na unidade, em função do projeto “Integração AMA e UBS”.

– O Pronto Atendimento de São Mateus recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente 2016, do Governo do Estado de São Paulo, pelo trabalho de coleta de resíduos e também foi reconhecido no II Fórum em Saúde e Sustentabilidade da Fundação do ABC.

– Em 2018, no IV Fórum de Saúde e Sustentabilidade, a AMA/UBS Integrada Jardim São Francisco foi premiada com trabalho sobre Redução na Geração de Resíduos Radiológicos em UBS, assim como o APOIO/PAVS, com o trabalho “Aleitamento materno e segurança alimentar: reduzindo a desnutrição e desigualdades sociais promovendo a sustentabilidade”.

– O Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) conquistou por quatro vezes consecutivas premiação no Mapeamento de Experiência de Boas Práticas em Gestão Pública, no campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde – anos 2016, 2017, 2018 e 2019.

– Em 2019, o trabalho “Terapia Comunitária como Estratégia Terapêutica na Atenção Básica: Desafios e Possibilidades”, do grupo do NASF UBS Conquista III/Palanque, ficou em primeiro lugar na categoria Pôster Digital do 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Cuiabá (MT).

– Participação no 31º Congresso do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em 2017, com 17 trabalhos das equipes de São Mateus, e no 33º COSEMS, em 2019, com 16 trabalhos.

População recebeu em 6 de novembro de 2019 as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Recanto Verde Sol (Foto: PMSP)

CONTRATO DE GESTÃO SÃO MATEUS/SP
Rua Suíça, 95. Parque das Nações
Santo André (SP). CEP: 09210-000
Tel.: (11) 4997-2498 / 4997-5131 / 4462-1018