Criada em 2007 para prestar serviços relacionados a necessidades específicas em saúde, a Central de Convênios (CC) é hoje a maior unidade da Fundação do ABC e atua por meio de contratos de gestão e convênios. Está à frente de parcerias junto a diversas prefeituras, entre as quais de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Itatiba, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Santos.
São milhares de funcionários diretos, que atuam tanto na assistência à saúde da população quanto nas áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), PSF (Programa de Saúde da Família) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.
Desde 2015, conta com espaço próprio no piso térreo do prédio da Fundação do ABC, no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André. Com 1.300m², a sede administrativa da Central de Convênios dispõe de 10 salas, copa, anfiteatro para treinamentos com capacidade para acomodar até 50 pessoas e espaços reservados para reuniões e entrevistas. Criado segundo concepção moderna, com ilhas que integram setores e aproximam colaboradores de diferentes áreas, o espaço tem capacidade para até 140 postos de trabalho.
UPA CENTRAL DE SANTOS
Inaugurada em 2016 e gerida pela Central de Convênios da Fundação do ABC desde então, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos tem estrutura física moderna, é amplamente climatizada e informatizada. Conta com equipamentos de alta tecnologia, com destaque para camas motorizadas e monitores multiparâmetros na sala de emergência.
Principal porta de entrada para casos de urgência e emergência do município, a UPA Central passou recentemente por reformas. Os corredores, consultórios e salas receberam pintura, a área de recepção foi remodelada com a ampliação e troca do balcão, as paredes ganharam adesivos com imagens da cidade e de munícipes e foram adquiridas e instaladas novas longarinas (conjuntos de cadeiras). Houve ainda a colocação de azulejos nas bancadas, novas pias em consultórios e troca de poltronas. No subsolo, foram construídos um novo necrotério e a Central de Material Esterilizado (CME).
ITATIBA
A Central de Convênios da FUABC assumiu a gestão do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Itatiba, no interior de São Paulo, em meados de 2017. O convênio engloba 20 equipes de ESF e duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). À época, a instituição promoveu processo seletivo com 1.540 vagas, sendo 154 vagas para contratação imediata e 1.386 para formação de cadastro reserva.
GUARULHOS
Em Guarulhos, a Central de Convênios da Fundação do ABC deu início em 1º de abril de 2015 à gestão de três unidades de saúde: Policlínica do Jardim Maria Dirce, Policlínica do Jardim Paraíso e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim São João Lavras.
Em dezembro de 2017, a Prefeitura transferiu os serviços da unidade Paraíso para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cumbica “Prefeito Vicentino Papotto”, também sob administração da Fundação do ABC. Com capacidade para 400 atendimentos diários, a unidade oferece assistência de urgência e emergência em clínica médica e pediatria, além de exames de raio X e atendimento odontológico.
Todas as unidades estão inseridas na rede de estabelecimentos da saúde do SUS/Guarulhos, com a finalidade de servir como referência para a prestação de assistência integral à saúde dos usuários, particularmente nos níveis de baixa e média complexidade.
UPA RODEIO DE MOGI DAS CRUZES
A parceria da Central de Convênios FUABC com a Prefeitura de Mogi das Cruzes teve início em 2015, quando a entidade assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Maisette Salgado, no bairro Rodeio, a partir de sua inauguração. A unidade conta com equipamentos de ponta, medicamentos e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos.
Enquadrada como UPA 24h – Porte 1, tem estrutura de complexidade intermediária, ocupando espaço na rede municipal entre as unidades básicas de saúde (UBSs) e os serviços de emergência hospitalares. Com acolhimento e classificação de risco, tem como atividade fim o atendimento ao usuário quanto aos cuidados de saúde, com prestação de serviços de forma contínua e eficiente, objetivando o aumento da capacidade assistencial e a redução da espera para os atendimentos.
Integram as instalações áreas de Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. A UPA conta ainda com três consultórios e nove leitos (sendo dois pediátricos e um de isolamento) distribuídos em ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos disponíveis estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio X.
MOGI DAS CRUZES II
Em 2019, a parceria com o município de Mogi das Cruzes foi ampliada a partir da gestão do Pronto Atendimento e Unidade Básica de Saúde do Jardim Universo e do Pronto Atendimento Jundiapeba. O novo contrato também contempla serviços para o Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes; Serviço de Apoio e Diagnose (exames radiológicos de urgência e emergência nas unidades de saúde Jardim Universo, Jundiapeba e Pró-Criança); e Serviço de Imagem (tomografia computadorizada na unidade de saúde Vila Suíssa).