Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba

Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba

A Fundação do ABC sagrou-se vencedora do chamamento público do Governo do Estado de São Paulo para gestão clínica e administrativa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, localizada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, no interior do Estado. O resultado do certame foi publicado na edição de 11 de julho de 2023 do Diário Oficial do Estado. Firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS), o contrato tem vigência de cinco anos.

Inaugurado em 2018, o centro de reabilitação de Sorocaba atende principalmente pacientes que necessitam de procedimentos de reabilitação física por ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares e encefálicas, amputações, paralisia cerebral, traumas ocasionados por acidentes, além de má-formação e alterações no desenvolvimento provocadas por doenças congênitas. Em atendimento à exigência da Secretaria de Estado da Saúde, o contrato também contempla incremento de vagas para atendimento de pacientes com hemofilia, distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue e pode provocar graves disfunções articulares.

A capacidade mensal de atendimento é de cerca de 4 mil consultas não médicas e sessões terapêuticas com equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição. A unidade também oferta, por mês, 400 consultas médicas na especialidade de fisiatria, mais de 70 tecnologias assistivas — como órteses, próteses e meios de locomoção —, além de 130 oficinas terapêuticas e atividades educativas. No total, 55 profissionais prestam os atendimentos.

Com área de 2.700m², a unidade fornece atendimentos de alta complexidade e é referência para moradores dos municípios de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga, região que engloba cerca de 2,4 milhões de habitantes.

 

PARCERIA ESTRATÉGICA

A unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro de Sorocaba é o 12º equipamento do Governo do Estado sob gestão plena da Fundação do ABC, o que consolida e ratifica a entidade como parceira estratégica do Poder Público nas esferas estadual e municipal. Trata-se do segundo equipamento de Saúde gerenciado pela FUABC no município, onde desde 2020 também responde pela administração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba.

A fim de garantir o cumprimento de metas e a assistência de qualidade, o contrato de gestão vincula os repasses financeiros do Governo do Estado a indicadores de qualidade e de produtividade pré-estabelecidos. Dessa forma, a Fundação do ABC assegura à população da região atendimento humanizado, resolutivo e segundo os mais rigorosos padrões de qualidade estabelecidos para a área da Saúde.

Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba
R. Claudio Manoel da Costa, 287
Jardim Vergueiro, Sorocaba - SP, CEP 18030-083
Tel.: (15) 3212-9150