AME Santos

A Fundação do ABC deu início em 5 de novembro de 2020 à gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Santos. Inaugurada em janeiro de 2009, a unidade recebe casos de baixa e média complexidades, sendo referência ambulatorial para 792.738 habitantes de 3 municípios: Bertioga, Guarujá e Santos. Porém, nas especialidades cirúrgicas e nas clínicas diagnósticas que não estão disponíveis em outros AMEs da região, o AME Santos atende todas as nove cidades da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Ao todo são 3.022 m² de área física, com 20 consultórios e 20 salas de exames, além de salas de recuperação, curativo, Enfermagem, Central de Material e Esterilização e 2 alas de hospital-dia, que totalizam 8 leitos e 10 poltronas.

No campo das especialidades médicas estão disponíveis as áreas de Alergologia, Anestesiologia, Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pneumologia, Proctologia e Urologia. Já o Serviço de Apoio Diagnóstico conta com Audiometria, Colonoscopia, Densitometria Óssea, Ecocardiografia, Ecocardiografia Infantil, Ecocardiografia Fetal, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Endoscopia, Espirometria, Holter 24hs, Mamografia, MAPA 24hs, Videolaringoscopia, Raios-X, Teste Ergométrico, Urodinâmica, Ultrassonografia e Ultrassonografia com Doppler.

Um dos destaques do AME Santos é a área de Oftalmologia, tanto ambulatorial como cirúrgica, que conta com exames de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), Mapeamento de Retina, Tonometria, Gonioscopia, Fundoscopia, Biomicroscopia, Retinografia Colorida e Fluorescente, Ultrassonografia Ocular, Motilidade Extrínseca Ceratometria, PAM, Paquimetria, Biometria, Campimetria, Fotocoagulação a Laser, Yag Laser, Curva Tensional e Iridectomia (Laser).

No campo cirúrgico, o AME Santos tem como meta a realização de 682 procedimentos ambulatoriais por mês, totalizando 8.184 por ano, entre os quais hernioplastia, biópsias de pele, incisão e drenagem de abcessos, safenectomia, escleroterapia, catarata, vitrectomia, biópsia de Cabeça e Pescoço, postectomia, biópsia de próstata, entre outros.

O contrato com a Fundação do ABC também prevê 48.180 consultas médicas anuais (primeira consulta, interconsulta e retorno) – o equivalente a mais de 4.000 por mês. Além disso, serão quase 260 mil exames por ano, com destaque para os exames oftalmológicos, que integram cerca de 10% do total da agenda.

Além da realização de exames e procedimentos, o Setor de Oftalmologia é referência para casos de complicações oftalmológicas em toda a Baixada Santista e está responsável por organizar a logística de aplicação da medicação Avastin, para que o uso e os tratamentos sejam otimizados. Trata-se de mais um diferencial do AME Santos, que é o único na região a fazer esse tipo de atendimento.

Paralelamente às atividades ambulatoriais, desde 2010 o AME Santos conta com uma Farmácia de Dispensação de Medicamentos Especiais – popularmente conhecida como Farmácia de Alto Custo. A unidade tem como escopo fornecer medicamentos excepcionais em nível ambulatorial de doenças consideradas de caráter individual, que podem requerer tratamento longo e até mesmo permanente. É referência para os nove municípios da Baixada Santista, contabilizando cerca de 26 mil atendimentos por mês, com dispensa de aproximadamente 36 mil medicamentos.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

AME Santos
Rua Alexandre Martins, 70
Bairro Aparecida, Santos (SP) - CEP 11025-200
Tel.: (13) 3278-7700