Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

Em 20 de novembro de 2014, a Fundação do ABC ampliou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo ao assumir a gestão do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP). Tanto as áreas clínicas quanto administrativas estão sob responsabilidade da FUABC, em contrato firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS). Em 2019, a FUABC venceu novo chamamento público e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.

Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar. A gestão de segurança continua a cargo da SAP.

Os profissionais da FUABC não têm acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão. Trata-se de medida que incentiva a humanização do atendimento e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.

O CHSP ficava dentro do complexo da Casa de Detenção do Carandiru, presídio mais conhecido de São Paulo, que foi demolido e deu lugar ao Parque da Juventude. Considerado referência nacional no atendimento de Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e de Saúde da Mulher, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário conta com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, cada uma com dois andares. São três alas com 91 leitos cada e uma ala com 90 leitos, além de unidade semi-intensiva com 12 leitos. O centro cirúrgico reúne duas salas. Trata-se de hospital de médio porte, focado na atenção primária e secundária. Hoje são 251 leitos em operação.

Há divisão entre as alas masculinas e femininas e as especialidades médicas disponíveis são: Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Urologia, Anestesia, Ortopedia, Clínica Psiquiátrica e Clínica Médica – cujo foco principal é a Infectologia, devido ao grande número de pacientes portadores do vírus HIV e de tuberculose.

No campo diagnóstico estão disponíveis Laboratório de Análises Clínicas, radiologia, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia. Além das internações, o hospital possui ambulatórios para atendimento da população carcerária e serviços internos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

CENTRO HOSPITALAR DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Rua Dom José Maurício, 15
Bairro Carandiru - São Paulo (SP). CEP: 02027-000
Tel.: (11) 3581-3700