Santo André | Atenção Hospitalar

A Fundação do ABC sagrou-se vencedora do chamamento público da Prefeitura de Santo André para fomento e execução de atividades de prestação de serviço no âmbito da Atenção Hospitalar do município, composto pelo Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” e Centro Hospitalar Municipal “Dr. Newton Brandão”. O contrato teve início em 1º de julho de 2023.

O acordo unifica os dois equipamentos de saúde no mesmo contrato de gestão (Nº 219/2023). Antes, o CHM-SA tinha a gestão vinculada à Unidade de Apoio Administrativo da FUABC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Já o Hospital da Mulher, gerenciado pela FUABC desde 2008, apenas migrou para a formalização do novo contrato.

O CHM-SA é um hospital-geral de urgência e emergência, referência municipal para atendimento nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica adulto e infantil e UTI adulto e infantil. Realiza atendimentos de média e alta complexidade, procedimentos eletivos, ambulatoriais e exames diagnósticos e complementares. A unidade está credenciada junto ao Ministério da Saúde como hospital de ensino e é um dos campos de estágio para alunos do Centro Universitário FMABC.

Os atendimentos ambulatoriais realizados no CHM envolvem procedimentos, consultas médicas e multiprofissionais nas mais diversas especialidades. Na área de apoio diagnóstico, a unidade disponibiliza exames como ultrassonografia, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e hemoterapia.

 

HOSPITAL DA MULHER

Inaugurado em agosto de 2008 pela Prefeitura de Santo André e gerido desde o início pela Fundação do ABC, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é considerado hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados. A unidade é referência na rede municipal para os casos de gestação de alto risco às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dispõe de estrutura com 116 leitos, sendo 24 de UTI Neonatal e 4 de UTI Adulto; um Centro de Parto Normal; Alojamento Conjunto; Centro Cirúrgico/Obstétrico; Banco de Leite Humano (BLH); Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco; Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além de atendimento de urgências obstétricas e ginecológicas e assistência ambulatorial.

Centro Hospitalar Municipal de Santo André - CHM
Av. João Ramalho, 326, Vila Assunção.
Santo André (SP) - CEP: 09030-320
Tel.: (11) 4433-3600


Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein
Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório
Santo André (SP) - CEP: 09270-410
Tel.: (11) 4478-5000