Centro Universitário FMABC / Faculdade de Medicina do ABC

Com sede e foro na cidade de Santo André, a Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal N.64.062, de 5 de fevereiro de 1969, e reconhecida pelo Decreto Federal N.76.850, de 17 de dezembro de 1975, publicado no Diário Oficial da União em 19 de dezembro de 1975. Primeira mantida da Fundação do ABC, a FMABC abriga hoje 10 cursos de graduação na área de Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Psicologia. Tem como missão promover o ensino, a pesquisa, a assistência e a extensão segundo critérios de excelência acadêmica.

Pouco antes de completar 50 anos de tradição, a escola realizou um antigo sonho: no final de 2017 foi aprovada como centro universitário. Conforme resultado emitido pelo Ministério da Educação (MEC), a FMABC obteve nota máxima 5 no processo de credenciamento. Com validade de cinco anos, a habilitação foi publicada pelo Ministério da Educação, na edição de 12 de novembro de 2018 do Diário Oficial da União, formalizando o Centro Universitário Saúde ABC.

Em 50 anos de história, a FMABC formou 6.257 profissionais de Saúde, sendo 4.572 médicos. No campo da especialização, orgulha-se em registrar mais de 3.500 médicos residentes formados. Paralelamente à questão acadêmica, o Centro Universitário também desenvolve importante trabalho no âmbito da pesquisa, extensão e da assistência à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

NOVA MARCA

Em 2020, o Centro Universitário Saúde ABC ganhou nova logomarca e passou a se chamar Centro Universitário FMABC. Concurso interno reuniu 46 trabalhos para escolha do novo logotipo da instituição, que manteve em sua estética os traços retos em uma tipografia não serifada para facilitar a leitura. Ou seja, sem prolongamento das hastes das letras, além do tradicional triângulo que representa as três cidades do ABC: Santo André, São Bernardo e São Caetano. Símbolo e texto seguiram no tom verde, que representa as áreas de estudo da Saúde. Tais elementos estão presentes em seus mais de 50 anos de história e reforçam a imagem de uma instituição que acumula, ano a ano, indicadores de excelência no ensino e ampla credibilidade nacional.

INSERÇÃO REGIONAL

Os novos preceitos constitucionais que estabelecem a universalização e o direito de acesso à atenção integral à saúde têm colocado a faculdade como parceira privilegiada para suprir as lacunas em termos de assistência e assessoria técnica na organização dos modelos de saúde.

Nesse sentido, o Centro Universitário FMABC mantém projetos de integração com o Poder Público da região do ABC Paulista, o que propicia amplo campo de atuação e estágio para seus alunos. Entre as unidades parceiras estão o Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital Estadual Mário Covas e Centro de Saúde Escola do Parque Capuava, em Santo André; Hospital de Ensino Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), em São Bernardo do Campo; Hospital Marcia Braido e Hospital Maria Braido, em São Caetano do Sul; além do Ambulatório de Especialidades, que funciona no próprio campus universitário.

Essa integração tem formalizado a vocação regional da faculdade e seu potencial em colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e assistência médica do Grande ABC.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Integram a relação de objetivos institucionais do Centro Universitário FMABC:

– Promover a pesquisa e estimular trabalhos que enriqueçam o acervo de conhecimentos e técnicas nos setores por ela abrangidos.

– Estender serviços à comunidade, sob as mais diferentes formas e em colaboração com instituições de caráter público e privado.

– Manter intercâmbio com instituições congêneres do país e do exterior, visando à atualização e o aperfeiçoamento da metodologia do ensino, da pesquisa e do conhecimento especializado.

– Oferecer programas de pós-graduação lato sensu, incluindo-se a Residência Médica, conforme demanda por recursos humanos especializados na região.

– Propiciar a formação de mestres e doutores em Ciências da Saúde.

 

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
www.fmabc.br
Av. Lauro Gomes, 2000. Bairro Vila Sacadura Cabral
Santo André (SP). CEP: 09060-870
Tel.: (11) 4993-5400