Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC

Com sede e foro na cidade de Santo André, a Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal N.64.062, de 5 de fevereiro de 1969, e reconhecida pelo Decreto Federal N.76.850, de 17 de dezembro de 1975, publicado no Diário Oficial da União em 19 de dezembro de 1975. Primeira mantida da Fundação do ABC, a FMABC abriga hoje 10 cursos de graduação na área de Ciências da Saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Psicologia. Tem como missão promover o ensino, a pesquisa, a assistência e a extensão segundo critérios de excelência acadêmica.

Pouco antes de completar 50 anos de tradição, a escola realizou um antigo sonho: no final de 2017 foi aprovada como centro universitário. Conforme resultado emitido pelo Ministério da Educação (MEC), a FMABC obteve nota máxima 5 no processo de credenciamento. Com validade de cinco anos, a habilitação foi publicada pelo Ministério da Educação, na edição de 12 de novembro de 2018 do Diário Oficial da União, formalizando o Centro Universitário Saúde ABC.

Em 50 anos de história, a FMABC formou 6.257 profissionais de saúde, sendo 4.572 médicos. No campo da especialização, orgulha-se em registrar mais de 3.500 médicos residentes formados.

Paralelamente à questão acadêmica, o Centro Universitário também desenvolve importante trabalho no âmbito da pesquisa e da assistência à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano são realizadas 250 mil consultas, 10 mil cirurgias e 5,5 milhões de exames.

Recentemente, a Faculdade de Medicina do ABC conquistou seu melhor resultado global de todas as edições das avaliações do Ministério da Educação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2014, que avalia a institucional de maneira global, a FMABC conseguiu nota 4 (o conceito máximo da avaliação é 5). Já nos cursos isolados, Medicina e Enfermagem conquistaram nota máxima 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), enquanto as graduações em Farmácia, Nutrição e Fisioterapia ficaram classificadas entre as melhores do país, todas com conceito 4.

No ano seguinte, novo recorde. A Faculdade de Medicina do ABC obteve em 2015 sua melhor média geral na avaliação anual do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e permaneceu no topo do ranking das melhores instituições do Estado. A média das 30 escolas médicas paulistas com recém-formados que realizaram o “Exame do Cremesp” em 2015 foi de 60,34. Metade das instituições não conseguiu atingir o aproveitamento mínimo de 60%. Um contraponto em relação ao desempenho da FMABC, que participou com 112 alunos e obteve conceito geral de 70,24.

 

INSERÇÃO REGIONAL

Os novos preceitos constitucionais que estabelecem a universalização e o direito de acesso à atenção integral à saúde têm colocado a faculdade como parceira privilegiada para suprir as lacunas em termos de assistência e assessoria técnica na organização dos modelos de saúde.

Nesse sentido, a FMABC mantém projetos de integração com o Poder Público da região do ABC Paulista, o que propicia amplo campo de atuação e estágio para seus alunos. Entre as unidades parceiras estão o Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital Estadual Mário Covas e Centro de Saúde Escola do Parque Capuava, em Santo André; Hospital de Ensino Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), em São Bernardo do Campo; Hospital Marcia Braido e Hospital Maria Braido, em São Caetano do Sul; além do Ambulatório de Especialidades, que funciona no próprio campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC.

Esta integração tem formalizado a vocação regional da faculdade e seu potencial em colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e assistência médica do Grande ABC.

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

Integram a relação de objetivos institucionais da Faculdade de Medicina do ABC:

– Promover a pesquisa e estimular trabalhos que enriqueçam o acervo de conhecimentos e técnicas nos setores por ela abrangidos.

– Estender serviços à comunidade, sob as mais diferentes formas e em colaboração com instituições de caráter público e privado.

– Manter intercâmbio com instituições congêneres do país e do exterior, visando à atualização e o aperfeiçoamento da metodologia do ensino, da pesquisa e do conhecimento especializado.

– Oferecer programas de pós-graduação lato sensu, incluindo-se a Residência Médica, conforme demanda por recursos humanos especializados na região.

– Propiciar a formação de mestres e doutores em Ciências da Saúde.

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
www.fmabc.br
Av. Lauro Gomes, 2000. Bairro Vila Sacadura Cabral
Santo André (SP). CEP: 09060-870
Tel.: (11) 4993-5400