O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu os primeiros três pacientes no dia 22 de setembro de 2021 para avaliação inicial e triagem de atendimento. A unidade, que oferta atendimento a pessoas com deficiências físicas ou visuais, conta com 60 colaboradores prestando atendimento nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, educação física, terapia ocupacional, além da equipe administrativa, de higienização e segurança.
A capacidade é para cerca de 3.600 sessões terapêuticas e consultas mensais com equipe multidisciplinar, inclusive da parte de ortóptica – área da Oftalmologia que diagnostica e trata distúrbios e desequilíbrios da visão. A unidade também oferta consultas médicas nas especialidades de fisiatria e oftalmologia, disponibiliza tecnologias assistivas, como órteses, próteses e meios de locomoção, além de realizar oficinas terapêuticas e atendimentos em grupo.
TECNOLOGIAS ROBÓTICAS
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema recebeu em 2024 dois importantes reforços tecnológicos para tratamento de seus pacientes. O primeiro foi o ArmeoSpring, que trabalha a reabilitação de membros superiores de adultos e adolescentes. O dispositivo fornece sustentação para o braço usar qualquer função motora remanescente, combinando exercícios terapêuticos com jogos estimulantes. Um mês depois, chegou à unidade o LokomatPro Sensation, líder mundial em reabilitação de marcha. A tecnologia beneficia pacientes com limitações motoras, como vítimas de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doenças neurológicas, lesões medulares, doença de Parkinson, entre outros.