Especialistas da Medicina ABC conscientizam população sobre lúpus e artrite reumatoide

Publicado em: 14/07/2017

A disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina do ABC programou para os próximos dias atividades gratuitas de conscientização e orientação à população. Serão palestras aos sábados, a partir das 10h, no Anfiteatro Dr. David Uip, no próprio campus universitário da FMABC. Em 22 de julho, o tema em evidência será o lúpus. Em 5 de agosto, entrará em pauta a artrite reumatoide. São duas doenças autoimunes (desenvolvidas pelo próprio organismo) e ainda pouco conhecidas pela população.

Diante da desinformação observada entre pacientes que necessitam de cuidados específicos, membros do Departamento de Pesquisa Clínica da FMABC identificaram a necessidade de chamar a atenção para o problema e convocar o público. A ideia é dar orientação sobre o perfil das doenças, opções de tratamentos, sintomas principais e reunir informações para criação de um banco de dados com indicadores. “Temos muitos estudos clínicos em andamento, mas não devemos apenas explicar sobre as pesquisas. Queremos educar a população, pois muitos não sabem lidar com as doenças. Os usuários precisam aprender a identificar os sintomas iniciais e saber que podem ser submetidos a tratamentos promissores e gratuitos”, explica a pesquisadora clínica da FMABC, Josiane Duarte. Para a especialista, a comunicação correta dos sintomas ao médico do posto de saúde, por exemplo, pode abreviar e otimizar o período de tratamento, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Inicialmente, o objetivo é orientar a população. Depois, os profissionais irão selecionar pacientes aptos para participação nos testes clínicos feitos em parceria com indústrias farmacêuticas. As pesquisas estão em fase conclusiva e apontam para o surgimento de medicamentos mais modernos e capazes de retardar significativamente a evolução dos sintomas. As palestras abertas ao público serão ministradas pelos especialistas da disciplina de Reumatologia da FMABC, Dra. Sônia Loduca Lima e Dr. José Carlos Szajubok.

AS DOENÇAS

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, cujos principais sintomas são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo – sobretudo nas mãos e punhos. Provoca limitação dos movimentos, rigidez, atrofia muscular e aparente deformidade dos dedos. Estima-se que 1 milhão de brasileiros tenham a doença, que tem histórico genético e incidência maior em idosos.

Já o lúpus é caracterizado pelo surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo – especialmente no rosto, pescoço e peito – e também apresenta dores em articulações, além de febre e queda de cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, há cerca de 65 mil pessoas com lúpus no Brasil, sendo que 90% dos casos acometem mulheres jovens, entre 15 e 45 anos. Ambas as doenças, que são raras e não têm cura, são causadas pela produção excessiva de anticorpos pelo sistema imunológico, ainda sem motivo aparente.

As inscrições para as palestras são limitadas e devem ser feitas pelo telefone (11) 4993-5459 ou pelo e-mail recrutamento.pesquisaclinica@fmabc.br. A Faculdade de Medicina do ABC fica na Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, em Santo André (SP).