Santo André reabre Hospital Dia no aniversário de 105 anos do Centro Hospitalar Municipal

Publicado em: 26/04/2017

Na tarde de 25 de abril, o Prefeito Paulo Serra reabriu o Hospital Dia do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André – unidade que irá reduzir a demanda reprimida de cirurgias de baixa complexidade. O serviço permite que o paciente realize o procedimento e tenha alta no mesmo dia. A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 120 cirurgias por mês no local. A novidade marcou o aniversário de 105 anos do CHM – antiga Santa Casa –, que também foi rebatizado com o nome do “Dr. Newton da Costa Brandão”, em homenagem ao ex-prefeito do município.

A presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, a irmã do ex-prefeito Newton da Costa Brandão, Maria Helena Brandão, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o vice-prefeito, Luiz Zacarias

“Essa é mais uma das frentes do Programa Saúde Fila Zero, que visa diminuir a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias na cidade. Primeiro fizemos o mutirão no dia 8 de abril, conseguimos a aprovação da compensação tributária por meio de prestação de serviços na área da saúde e agora teremos mais um serviço que vai agilizar o atendimento à população. É importante ressaltar que não é só a velocidade para resolver o problema que tem preocupado nossa gestão, mas também a qualidade dos serviços. Por isso estamos fazendo tudo com responsabilidade e buscando a satisfação da nossa população”, comentou o prefeito Paulo Serra, que estava acompanhado do vice-prefeito Luiz Zacarias, da secretária de Saúde Ana Paula Peña Dias e da presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna.

O novo Hospital Dia possui área de espera e admissão de pacientes, leitos de pré, pós-operatório e área para prescrição. Serão realizados procedimentos de várias especialidades, como vasectomias, correção de cicatrizes de queimaduras e inestéticas, cirurgia de varizes, da tireoide, hérnia inguinal e de pedra na vesícula, sendo que esta última representa 400 solicitações do total de 900 procedimentos em fila de espera para o CHM. Além da demanda reprimida, a retomada do serviço vai liberar o centro cirúrgico atual, o que resultará na menor espera dos pacientes internados para cirurgias de maior porte, como a neurocirurgia, ortopedia e cirurgias oncológicas. Haverá impacto também no fluxo de atendimento e encaminhamento da rede básica e também no Departamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

O Hospital Dia do CHM estava inativo desde agosto de 2015, quando foi realizada a última cirurgia no local e o fluxo foi direcionado à mesma concorrência de cirurgias de grande porte, realizadas no centro cirúrgico do terceiro andar. Mesmo antes disso, a ala funcionava com problemas por falta de mão de obra. Desde a sua abertura, faltavam principalmente profissionais de enfermagem, forçando o deslocamento de funcionários do Centro Cirúrgico para o Hospital Dia, o que acabava descobrindo um setor apenas para manter o outro em funcionamento. Além disso, apesar de existirem duas salas de cirurgia no Hospital Dia, apenas uma era utilizada, pois até então só havia um carrinho de anestesia.

Para solucionar o problema, foram investidos R$ 300 mil em equipamentos e R$ 15 mil por mês com a contratação de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem para trabalhar no setor.

“Tenho carinho muito grande por este hospital, que é um patrimônio do Grande ABC. Iniciei minhas atividades no CHM em 2005 como coloproctologista e colonoscopista, além de atuar como preceptora de ensino para os alunos da Faculdade de Medicina do ABC. Esse hospital, inclusive, foi o primeiro palco de prática dos estudantes da Medicina ABC, na década de 70, e até hoje continua contribuindo com a formação de médicos em nossa região”, ressalta a presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, que completa: “Em 2014, encontrei portas as abertas no CHM para desenvolver um dos mais importantes projetos de minha carreira. Aqui tive apoio para planejar e implantar o NIR – Núcleo Interno de Regulação, que passei a coordenar posteriormente”.

NOVA DENOMINAÇÃO

Após passar por aprovação dos vereadores na Câmara Municipal de Santo André, o Centro Hospitalar Municipal ganhou nova denominação, passando a se chamar Centro Hospitalar “Dr. Newton da Costa Brandão”. Durante o cerimonial de 25 de abril, a irmã do homenageado, Maria Helena Brandão, compareceu para representar a família e também foi lida uma carta da viúva do ex-prefeito, Maria Pires Brandão. Na carta, a ex-primeira dama comenta a importância do Hospital na vida de seu marido. “Assim que chegou de Minas Gerais, a Santa Casa foi o primeiro local que ele visitou, assim escolheu a própria rua João Ramalho [onde está localizado o CHM] para morar e construir nossa família. Nós agradecemos a homenagem a quem sempre amou Santo André”.

O médico Newton da Costa Brandão foi prefeito do município por três mandatos, de 1969 a 1973, 1983 a 1988 e 1993 a 1996. Brandão faleceu em dezembro de 2010, aos 83 anos, vítima de um infarto.