Hospital da Mulher e Oncologia Pediátrica da FMABC promovem festa no Dia das Crianças

Publicado em: 11/10/2017

Em Santo André, cerca de 200 crianças participaram de tarde festiva junto aos pais

 

Crianças assistiram peça de teatro educativa ministrada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Graças ao esforço da diretoria, funcionários e doações de parceiros, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, abriu o auditório da unidade na tarde de 10 de outubro para receber cerca de 200 filhos de funcionários, de zero a 18 anos. O objetivo foi promover comemoração do Dia das Crianças junto aos pais, que compareceram ao evento de acordo com suas escalas de plantões. Todas as crianças ganharam camisetas com a logomarca do hospital, pintadas à mão pelos pequenos no início do evento.

Além de extensa mesa de salgados e doces, os convidados mirins contaram com máquina de algodão doce, pipoca, pula-pula, piscina de bolinha, entre outras atrações.

Marcaram presença no evento a secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Peña Dias, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, e o diretor-geral da unidade, Dr. Onésimo Duarte.

A celebração teve parceria da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, que encenou uma educativa peça de teatro de fantoches e lotou o anfiteatro de curiosos. A atividade abordou os perigos da ingestão acidental de remédios que, muitas vezes confundidos com balas e doces, podem causar intoxicação e até óbitos.

A organização da festa partiu da Comissão de Eventos da unidade, que mobilizou esforços junto a parceiros e diretoria para viabilizar doações. “Todos ajudaram um pouco. Nossa ideia é conseguir fazer essa festa todos os anos. É importante que as crianças também tenham noção de como é trabalhar na área da saúde”, disse o presidente da comissão, Jairo Nascimento. As crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos participaram de atividade em sala separada com psicólogos da unidade. No local foram dadas mini palestras sobre o funcionamento rotineiro da área hospitalar e da saúde.

Há três meses atuando como auxiliar de enfermagem na unidade, Alessandro Costa Moreira elogiou a organização. “É gostoso porque ‘quebra o gelo’.  Interagimos bastante com todas as áreas. Faz bem para o convívio diário. Além disso, as crianças se divertem”, disse o funcionário, que compareceu com o filho de 9 anos.

 

Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC recebeu ação voluntária da ONG Construindo Pontes

 

Ao todo, 140 sacolas com brinquedos e roupas foram distribuídas aos pacientes mirins

Vinte crianças entre zero e 12 anos que fazem tratamento contra o câncer no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) ganharam, no dia 6 de outubro, comemoração especial de Dia das Crianças. A iniciativa foi da ONG Construindo Pontes, de Santo André, que promoveu uma força-tarefa para reunir doações e mobilizar esforços entre parceiros. A articulação foi feita antecipadamente com o setor de Captação de Recursos do Ambulatório, coordenado por Rosiane Figueiredo.

Pelo menos 20 voluntários participaram da organização e das doações nos bastidores e no dia da atividade, além de funcionários da unidade. Palhaços, piscina de bolinha, pula-pula, pintura artística e entrega de brinquedos divertiram a molecada por cerca de três horas. Os pacientes, que se fartaram em uma supermesa de café da manhã, também trouxeram suas famílias para integrar as atividades de recreação.

Para presenteá-los, foram preparadas 140 sacolas com roupas (de acordo com a idade dos pacientes), brinquedos e garrafas tipo ‘squeeze’. “O que nos move é a vontade de ajudar. É a inquietação. É o desejo de sempre olhar para o próximo”, disse uma das coordenadoras da ação, Solange Aparecida Pereira.