São Bernardo confirma entrega de nova base do SAMU para julho

Publicado em: 17/05/2019

Unidade será entre as ruas Jurubatuba e Joaquim Nabuco; projeto se tornou viável após Lei que toma posse sobre espaços abandonados e com débitos

 

Prefeito Orlando Morando e secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, vistoriaram área – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo oficializou dia 15 de maio a entrega mais uma unidade de Saúde para a cidade. Trata-se da nova base do Serviço Móvel de Urgência e Emergência, o SAMU – localizado entre as ruas Jurubatuba e a Joaquim Nabuco, no Centro. A entrega ocorrerá em 16 de julho.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou o local acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple e do diretor do departamento de Urgência e Emergência, Dr. Stefanos Larazou.

“Há dois meses este espaço era um posto de gasolina abandonado, sendo utilizado de maneira inapropriada e sem pagar os tributos necessários. Com o auxílio de leis federais e também municipais, a Prefeitura arrecadou o terreno e está o transformando em nova unidade de Saúde”, explicou Morando.

O equipamento de Saúde se tornou viável após sansão da Lei municipal que dá posse ao município perante imóveis abandonados e com débitos. Nesta área, que funcionava o antigo posto de combustível, a dívida ultrapassava R$ 1 milhão.

A base está sendo construída, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, em um terreno de 1.530m² dividido em dois pavimentos de 180m². O espaço irá atender todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária e vai acomodar 14 ambulâncias (16 básicas e duas avançadas, com UTI). Atualmente, o SAMU está alocado no Cenforpe, no Planalto.

“A mudança da base irá melhorar o atendimento de urgência e emergência da cidade. O novo endereço é de fácil acesso à Rodovia Anchieta e também às principais vias da cidade. Além de acomodar as ambulâncias em local apropriado, iremos proporcionar aos funcionários um local de trabalho mais seguro e apropriado”, salientou Reple.

TRANSPORTE SANITÁRIO

Além das ambulâncias do SAMU, também será destinado um local para as ambulâncias do Transporte Sanitário do município. Ao todo, a cidade conta com 18 ambulâncias (duas avançadas com estrutura de UTI e 16 básicas), que realizam o transporte hospitalar dos pacientes. Em média, 200 atendimentos são realizados por dia.