Vencedor do Grammy, DJ canadense encomenda obra de médico e artista plástico de SBC

Publicado em: 09/08/2019

Dr. Wagner Kuroiwa, que integra o Conselho de Curadores da FUABC, junto à obra produzida

Ganhador do Grammy Awards em 2017, o produtor de música canadense Jordan Young (conhecido como DJ Swivel) encomendou em julho um quadro-biografia do médico e artista plástico são-bernardense, Dr. Wagner Kuroiwa.

A obra inédita, de 1,25 x 1,22m, descreve a trajetória de sucesso do músico nascido em Toronto e hoje radicado em Los Angeles, nos Estados Unidos. A obra retrata desde o primeiro instrumento musical que teve em mãos na infância, um violino, até as inúmeras premiações – uma delas ao lado da cantora Beyoncé.

“A experiência é desafiadora e abre uma nova perspectiva pictórica, já que a pintura é um script dinâmico e multicolorido, de uma carreira, de toda uma vida”, disse Kuroiwa.

DJ Swivel ganhou o Grammy Awards em 2017 por ter mixado “Don´t Let Me Down”, do The Chainsmokers. O músico que conjuntamente acumula mais de 50 milhões de álbuns e singles vendidos também já trabalhou com outros artistas mundialmente consagrados como Coldplay, Rihanna e Jay-Z.

Em 2019, o artista expôs individualmente entre 23 de maio e 6 de junho na Casa do Brasil, em Madrid, na capital espanhola.

DESTAQUE ARTÍSTICO

Reconhecido pelo trabalho rico em detalhes e pelas telas de cores fortes, Kuroiwa traz mais de 40 exposições individuais no currículo e dezenas de coletivas. Em 1995, apresentou seus trabalhos ao lado de mestres como Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, em exposições em São Paulo e Curitiba. Acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em 1999.

Em outubro de 2017, a crítica do São Paulo Shimbun publicou: “Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas”. No mesmo ano, expôs na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo, estreando seu novo espaço cultural.

Em 2018, foi convidado a expor na Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – onde formou-se médico em 1976. A mostra integrou o calendário oficial de comemorações pelo aniversário de 85 anos da Escola.

Além de médico e artista plástico, Wagner Kuroiwa é diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo e integra o Conselho de Curadores da Fundação do ABC, onde foi vice-presidente em 2017.