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Publicado em: 07/05/2020
Funcionários do HEMC
As ações para enfrentamento da pandemia no Grande ABC envolvem vários equipamentos de saúde, entre eles o Hospital Estadual Mário Covas, referência para atendimentos de Covid-19. A unidade mudou rotinas para adequar a estrutura da assistência e administração. Foram criadas unidades de terapia intensiva e enfermarias exclusivas com acesso controlado. Equipamentos de proteção individual e pessoal foram disponibilizados para ajudar a combater a pandemia e dar andamento às cirurgias emergenciais e tratamentos.
Mobilizar recursos humanos e financeiros para adequar o hospital para receber, em curto espaço de tempo, dezenas de pacientes infectados pela Covid-19 é um desafio que envolve direção, funcionários da assistência médica e da área administrativa. Referência para alta complexidade no Grande ABC, o Hospital Mário Covas passou a destinar unidades de terapia intensiva e clínicas especificamente aos pacientes com Covid-19 encaminhados pela regulação de vagas da Secretaria de Estado da Saúde.
Desde o início dos atendimentos até 29 de abril foram internados 158 pacientes com suspeita da doença na unidade, sendo 64 casos confirmados. “Destinamos parte das unidades de UTI e enfermaria aos pacientes diagnosticados com coronavírus e enfrentamos o desafio de prepará-las para a pandemia em poucos dias. Isso afetou a rotina do hospital com a reprogramação de cirurgias eletivas, consultas e exames, além do isolamento das áreas com a necessária sinalização. Também destinamos recursos para a compra de mais materiais de proteção individual e equipamentos. Além de todas as mudanças e adequações, mantivemos o atendimento emergencial, principalmente de cirurgias e especialidades como ortopedia e cardiologia”, explicou o diretor-geral, Dr. Desiré Carlos Callegari.
COMITÊ DE CRISE
A complexidade das ações determinou, ainda, a criação de um “Comitê de Crise Covid-19” com reuniões diárias por meio de aplicativo com participação de todas as diretorias, gestores médicos e setores assistenciais e administrativos, sob a coordenação do diretor-geral, Dr. Desiré Callegari. As tomadas de decisão, alterações e novas estratégias são estabelecidas a partir dos relatórios e avaliações apresentadas sobre a situação dos pacientes, ocupação de UTIs e enfermaria. Segundo os participantes, a estratégia de implantação do comitê proporciona maior agilidade e precisão das ações.
ROTINAS
A pandemia provocou a alteração de diversas rotinas em todo o hospital, como o acesso, circulação interna, ocupação do refeitório e até as visitas aos pacientes. O uso de máscaras e a observância ao distanciamento entre as pessoas estão presentes em todos os setores. Nas alas de pacientes com coronavírus, as restrições são mais intensas com o uso de inúmeros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para preservar a saúde de colaboradores e pacientes.
ORIENTAÇÃO
A informação e orientação a pacientes, familiares e colaboradores recebem atenção especial. Foram adotados esclarecimentos sobre a forma de atendimento aos pacientes que procuram o hospital com suspeita de contaminação pelo vírus, com orientação voltada a munícipes, pacientes e familiares, além de reforçar explicações sobre a importância do isolamento social como forma de combater a disseminação do vírus.
HUMANIZAÇÃO
Permeando esse momento de crise na saúde, surgem as iniciativas de carinho e apoio ao próximo pelas ações de humanização. Em total isolamento, pacientes contam com a atenção dos profissionais de saúde, que agem para aliviar um pouco o sofrimento causado pelo afastamento dos familiares e amigos. A simples iniciativa de proporcionar um contato com o pai, filhos ou netos, promove momentos de muita emoção, conforto e ânimo aos internados.
Sempre adotando todos os cuidados em relação à contaminação e segurança de todos, são vários os casos que envolvem as equipes de enfermagem, médicos e pacientes. Aplausos aos profissionais de saúde e a pacientes recuperados, vídeos de pacientes encaminhados a familiares, chamadas por tablets, entre outras ações de amor e reconhecimento, agora fazem parte da rotina hospitalar.
Outra iniciativa importante é o apoio aos pacientes e funcionários do hospital. Psicólogos do HEMC fazem atendimento agendado para os colaboradores. Médicos e enfermeiros ligam para os pacientes oferecendo orientações e conforto emocional.
SITE DO HOSPITAL
Com objetivo de informar a população sobre a assistência que envolve a pandemia, o hospital também passou a publicar em seu site, desde dia 30 de abril, os números que envolvem o atendimento a pacientes internados. As prefeituras das cidades do Grande ABC, por meio das Secretarias de Saúde, são informadas diariamente sobre os dados que envolvem os munícipes de cada cidade atendidos na unidade.
Com atualização de segunda a sexta-feira, os números consolidam o cenário da assistência indicando o total de internados, casos confirmados, suspeitos, óbitos e altas. O site é www.hospitalmariocovas.org.br.