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Serviço de Telemedicina de São Caetano realiza mais de 2.700 atendimentos em dois meses

Publicado em: 14/05/2020

Implementado pela Prefeitura de São Caetano no dia 2 de março — antes, portanto, do início da quarentena para o controle da pandemia do coronavírus — o serviço de Telemedicina de São Caetano do Sul já realizou mais de 2.700 atendimentos em apenas dois meses.

“É um privilégio contar com essa tecnologia a serviço da saúde e reduzir a sobrecarga sobre o sistema público. Mais de 60% dos casos que iriam a um pronto-socorro puderam ser resolvidos pelos médicos que atendem no Telemedicina”, destaca a médica Regina Maura Zetone, secretária de Saúde de São Caetano. Dos 2.757 atendimentos contabilizados até o dia 4 de maio, 1.184 eram de pessoas que queriam apenas uma orientação médica.

Foi o caso da professora Giane Barroso, 39 anos. Ela se sentia incomodada com uma inflamação, mas não queria sair de casa, sob risco de se expor à contaminação de coronavírus. “Fui muito bem atendida na triagem. Não demorou 10 minutos e recebi a ligação de uma médica atenciosa que me orientou e receitou medicamento adequado. Neste triste contexto de pandemia, fico aliviada e orgulhosa por morar em uma cidade com profissionais que sabem a importância de um tratamento humanizado”, relata a moradora.

“O que mais me chamou a atenção foi o cuidado que recebi dos profissionais. Eles acolheram a minha angústia, e isso foi o mais importante para mim. Liguei às 5h da manhã de um domingo e fui atendida prontamente. Por isso, fiz questão de compartilhar minha história, para que outras pessoas possam usar esse serviço e ter a mesma tranquilidade que tive”, conta Giane, que deixou registrado um comentário na página de Facebook da Prefeitura de São Caetano.

VEJA COMO USAR

Para usar o serviço de Telemedicina basta ligar, gratuitamente, para o número 0800 941 8543. O serviço, inédito entre os municípios da região, destina-se a pacientes, portadores do Cartão São Caetano, com quadros de baixa complexidade, como dor de garganta, pequeno mal-estar, enjoo, febre baixa e resfriado, entre outros sintomas. O serviço também tira dúvidas a respeito de sintomas do coronavírus. No entanto, quadros mais graves, de emergência, continuam sendo atendidos pelo telefone 156, do SOS Cidadão.

Após efetuar a ligação, o morador é atendido por enfermeiros treinados especialmente para o serviço, com médicos na retaguarda, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição (como dipirona ou aspirina) e, dependendo do caso, orientar que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima.