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Prefeitura de São Bernardo entrega novo Centro de Atenção Psicossocial Silvina

Publicado em: 14/08/2020

 

PMSBC/Gabriel Inamine

Ainda mais importante durante o período de pandemia do novo coronavírus, a Saúde Mental em São Bernardo recebeu reforço com a inauguração do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Silvina, localizado na Rua Professora Adélia Alves Martins, nº 595, no bairro Selecta. O ato oficial de entrega do novo equipamento foi realizado em 13 de agosto.

O novo equipamento foi construído em terreno da Prefeitura de São Bernardo, como parte do plano prioritário da atual gestão em ter equipamentos públicos de qualidade e boa estrutura em funcionamento sem pagamento por locação de espaços. O investimento total na obra foi de R$ 2.064.693,39 em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

“A entrega deste novo CAPS representa hoje, não só melhor qualidade na estrutura e no atendimento aos pacientes de nossa Rede de Saúde Mental, como a concretização de um planejamento que fizemos, no início de nosso mandato, que prioriza o dinheiro público e a economia de gastos, saindo do aluguel da antiga estrutura de R$ 6 mil mensais”, defendeu o chefe do Executivo.

DIFERENCIAL

Com funcionamento 24 horas por dia, para acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos que apresentem transtornos mentais graves e persistentes, a unidade permitirá aumentar a capacidade anterior em pelo menos 50%, que era de 800 atendimentos/mês.

“Pela extensão do horário de funcionamento, a capacidade de absorção do novo serviço praticamente irá dobrar. Durante o dia, com horário de atendimento das 7h às 19h, atenderemos quem procurar a unidade sem necessidade de encaminhamento, e em regime 24h para os pacientes que necessitam de cuidado mais intensivo”, explicou o secretário de Saúde.

Os dois primeiros pacientes, um homem e uma mulher, portadores de transtorno afetivo de bipolaridade, passaram a receber tratamento na unidade com hospitalidade noturna a partir de 13 de agosto.

NOVA ESTRUTURA

Com área construída de 911m², são seis salas de atendimentos individuais, duas salas de atendimento coletivo, enfermaria, posto de coleta de exames, quatro quartos com dois leitos cada (4 masculinos e 4 femininos) e banheiro adaptado, além de sala de jogos, sala de convivência, sala de reuniões para 30 pessoas, cozinha, refeitório e estacionamento.

Durante a pandemia, os serviços de Saúde Mental foram mantidos, com exceção das atividades em grupos. Foi implantado em todas as unidades de Saúde a realização de triagem na entrada para diagnosticar sintomas de Covid-19, bem como procedimentos no sentido de evitar a contaminação.

Além disso, as equipes multidisciplinares mantiveram contato telefônico com os usuários dos serviços, a fim de diminuir o impacto da pandemia em sua saúde mental, e solicitando atendimento presencial quando identificada necessidade.