Publicado em: 30/10/2020
Alunos do quarto período do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) encerraram o período de estágio no Departamento Financeiro da Fundação do ABC (FUABC) em 22 de outubro. Iniciada em setembro, a parceria foi consolidada a partir da necessidade de os estudantes cursarem as horas obrigatórias para comprovação de estágio curricular, tendo em vista que as atividades presenciais nos hospitais permanecem com restrições em função da pandemia de Covid-19.
A iniciativa foi viabilizada pelo setor de Treinamento e Desenvolvimento da área de Recursos Humanos da FUABC e cumpriu todas as normas de segurança e prevenção à saúde estipuladas pelas autoridades sanitárias.
ATUAÇÃO PRÁTICA
Os alunos compareceram à sede administrativa da FUABC uma vez por semana, sendo quatro horas diárias. Ao todo, foram 20 horas de atividades presenciais. “Foi uma experiência muito boa. É diferente da sala de aula, pois consegui ver o que acontece no dia a dia dos funcionários, o quão complexo isso é, e como afeta as outras pessoas também. Foi muito gratificante poder trabalhar com quem atua direta e indiretamente na área da Saúde. Só tenho a agradecer a Fundação do ABC”, disse o aluno Danilo Xavier.
Já a aluna Milena Pereira dos Santos teve acesso ao cenário financeiro das unidades geridas pela FUABC e elogiou a sintonia de funções entre os colaboradores. “O trabalho em equipe é magnífico. Um profissional complementa o outro. Pudemos entender de onde vem os recursos financeiros e todo o trabalho que está por trás da assistência à Saúde”, relatou. Outra estudante, Carolina Lourenço da Silva, que já atua na área da Saúde, destaca a chance de conhecer melhor os processos de trabalho da entidade. “Tive uma visão que eu não tinha da Fundação do ABC. Do que é, de como funciona e sobre como a FUABC está presente em tantos lugares. Foi muito importante e agradeço pela oportunidade”.
A percepção sobre a abrangência dos serviços prestados pela FUABC também chamou a atenção da aluna Ellen Cassia Cardoso após a conclusão das atividades. “A Fundação do ABC é bem mais ampla do que eu imaginava. A equipe do Financeiro é maravilhosa. Abraçou os estagiários e não teve medo de mostrar os processos, o trabalho na prática. Algumas coisas que eu via no estágio, estava vendo no outro dia em sala de aula. Fica o nosso agradecimento. Fomos muito bem acolhidos”, resumiu a estudante.
TRABALHO EM EQUIPE
A capacitação técnica da turma foi ministrada pela gerente financeira da FUABC, Paula de Oliveira Branco, que deu seu depoimento na aula de encerramento do estágio. “A presença dos alunos não alterou em nada a nossa rotina. Ou seja, todos puderam viver a realidade do setor. Gostaria de ter tido mais tempo com todos. Fico muito feliz que tenham acumulado aprendizado. O trabalho na área financeira é sempre em equipe. Essa dinâmica é importante, pois ninguém faz nada sozinho. O bacana, além dos números, é a boa vontade de fazer acontecer e sempre aprender. Desejo muito sucesso na carreira de todos”, disse a gerente.
Durante o período os alunos também participaram da 6ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS 2020), o mais importante encontro da comunidade de saúde e tecnologia hospitalar no Brasil. Este ano, devido à pandemia, o evento foi realizado virtualmente nos dias 24, 25 e 26 de setembro. Além disso, integraram o treinamento oferecido pelo Banco Santander ao Departamento Financeiro da FUABC e suas unidades gerenciadas sobre o ‘Pix’, nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central. Por fim, tiveram a oportunidade de conhecer a nova ferramenta de gestão integrada da FUABC, o Business Intelligence. Conhecido pela sigla B.I, o sistema informatizado reúne na mesma plataforma dados assistenciais, indicadores e irá modernizar as ações estratégicas da Mantenedora e de todas as unidades da FUABC.
Ao todo, o estágio contemplou 2 horas de integração, 20 horas de atividades presenciais, 8 horas de reuniões on-line, 30 horas de atividades extrassala (com acompanhamento da tutora do curso), 2 horas de encerramento e 20 horas para elaboração do trabalho de conclusão do curso.
RECURSOS HUMANOS
Para a coordenadora de treinamentos do setor de Recursos Humanos da FUABC, Denise Alves Pires, a experiência é desafiadora inclusive para os profissionais de RH. “Desenvolver pessoas vai além dos objetivos tradicionais de um treinamento. No caso dos estagiários, proporcionar a vivência do que estão aprendendo na teoria é enriquecedor e fortalece a visão dos estudantes sobre o assunto. Este é nosso papel como área de Desenvolvimento de Pessoas”, explica Denise.
Gerente de RH da FUABC, Magali Gonçales ratifica: “Ter acesso a depoimentos como estes, para nós, vale todo o trabalho. Ainda sou nova na instituição e estou aprendendo tanto quanto os alunos. Por ser um projeto-piloto, com turma pequena, avalio como muito bem-sucedido. Nossa missão sempre será desenvolver pessoas. O objetivo é ampliar ainda mais o conteúdo e passar por cada departamento. Com certeza para o próximo ano ampliaremos nossa parceria com a FMABC, para que juntos possamos trocar conhecimento e experiências do dia a dia”, conclui.