Pular para o conteúdo
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Aluna de Fisioterapia faz TCC sobre qualidade de vida dos estudantes durante pandemia

Publicado em: 04/12/2020

A estudante Talita Abdias Leal (à esquerda), e a orientadora do trabalho e vice-coordenadora do curso de Fisioterapia da FMABC, Dra. Alessandra Cristina Biagi

Motivada pela entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e pela situação emocional dos estudantes em meio à pandemia, a aluna do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Talita Abdias Leal, junto à orientadora do trabalho e vice-coordenadora do curso de Fisioterapia, Dra. Alessandra Cristina Biagi, decidiu avaliar a qualidade de vida dos estudantes do curso de Fisioterapia durante o período de quarentena.

A ideia surgiu em uma conversa sobre o afastamento dos alunos de suas atividades presenciais, dos estagiários de seus afazeres nos campos de prática e sobre a finalização do curso. O trabalho aborda o quanto o isolamento social interfere na qualidade de vida dos estudantes, não só pela questão do afastamento, mas por fatores como adaptação do espaço domiciliar para atividades remotas, qualidade do sinal de internet, equipamentos apropriados para a participação e teleatendimentos, entre outros fatores.

Para a realização do trabalho, a aluna contou com o apoio não só de sua orientadora, mas de seus colegas para responder aos questionários sobre o tema, encaminhados no formato on-line. “O momento mais complicado foi conseguir a adesão dos colegas para responder o formulário. Apesar de o link ser enviado via WhatsApp, por pelo menos cinco , a adesão foi considerada baixa”, relata Talita.

A orientadora da pesquisa atribui a baixa adesão ao estado de desânimo dos estudantes com o momento pandêmico, que exige inúmeras restrições e inovações. Além de apresentarem medo do desconhecido, os alunos precisaram se adaptar rapidamente à rotina de estudo remoto. O desafio engloba, portanto, tanto as práticas de atividades dos alunos quanto dos docentes. Foi preciso aprender a acessar recursos digitais e plataformas antes não exploradas, lidar com instabilidades de sinal de internet, entre outras dificuldades e desafios.

“Temos muitos alunos que possuem família em outros estados ou municípios. Na incerteza do que ia acontecer, acabaram por ficar sozinhos por muito tempo, o que contribuiu para a alteração dos fatores emocionais. Após a finalização da pesquisa constatamos que a pior qualidade de vida é encontrada justamente no aspecto emocional, ligado à vitalidade e saúde mental, o que nos faz refletir sobre estratégias de apoio ao aluno, como acompanhamento psicológico e novas diretrizes de ensino e avaliação”, resume a Dra. Alessandra Cristina Biagi.