Publicado em: 08/08/2014
Formado na segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC e hoje secretário de Estado da Saúde, o médico infectologista Dr. David Everson Uip foi homenageado em 6 de agosto com o título de cidadão honorário de Santo André. A entrega da honraria ocorreu no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho da Câmara Municipal andreense.
“Dr. David Uip é um homenageado que engrandece o título de cidadão honorário, assim como a cidade que o homenageia. Santo André tem orgulho de seu aluno, hoje professor”, declarou o vereador e autor da proposta, Edson Sardano, destacando ações recentes realizadas pelo homenageado em benefício ao município, como a carreta estadual de mamografias e a transformação do Hospital Estadual Mário Covas em hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC.
Dr. David Uip falou sobre sua antiga relação com Santo André, principalmente a partir do início do curso médico em 1970, quando passou a conviver diariamente no Grande ABC. Em relação ao Hospital Mário Covas como hospital-escola, ressaltou: “Quando aliamos o ensino e a pesquisa de uma instituição importante e capaz como a FMABC, refinamos a assistência e melhoramos a atenção”, garantiu Uip, que completou: “Foi extremamente gentil a concessão deste título e fico agradecido pelo carinho. Estou muito feliz e honrado com a homenagem e por ocupar hoje um cargo importante e de decisão no Estado, ao lado de um grupo de trabalho extremamente qualificado, pois ninguém faz nada sozinho”.
A mesa de honra da sessão solene foi composta pelo vereador Edson Sardano, pelo secretário de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Prefeitura, Tiago Nogueira, que representou o prefeito Carlos Grana, pelo secretário de Estado de Gestão Pública, Waldemir Caputo, pelo deputado estadual Orlando Morando e pelo médico homenageado.
Médico, professor e gestor
Secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde setembro de 2013, Dr. David Everson Uip é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC.
Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e desde 2002 coordena projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, onde ajuda a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.
Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com 134 anos de existência. À frente da instituição, firmou convênio com a Fundação Faculdade de Medicina, entidade de apoio à assistência, ensino e pesquisa que auxilia o Hospital das Clínicas da FMUSP, visando a agilizar reposição de recursos humanos e modernizar a gestão do hospital, mas manteve a unidade sob administração direta da Secretaria de Estado da Saúde.
Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas. Além disso, uma “filial” do instituto foi inaugurada no município do Guarujá – unidade hoje sob administração da Fundação do ABC.
Entre as primeiras medidas à frente da Secretaria de Saúde, Dr. David Uip transformou a maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, em hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC.