Publicado em: 29/08/2014
Com aproximadamente 8.200 funcionários e responsável por mais de 300 unidades de saúde, a Central de Convênios da Fundação do ABC deu início neste agosto a projeto pioneiro de integração, com atendimento de colaboradores no próprio local de trabalho. Trata-se da “Central Móvel”, que conta com ônibus totalmente adaptado para atender demandas nas áreas de Recursos Humanos, Medicina do Trabalho, Desenvolvimento da Informação, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade.
A primeira unidade visitada pela iniciativa foi o Centro Hospitalar Municipal, em Santo André. Hoje a Central de Convênios atua por meio de contratos de gestão e convênios junto à seis prefeituras do Grande ABC e à de Franco da Rocha. São colaboradores tanto da assistência à saúde da população quanto das áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.
A Central de Convênios teve crescimento de 262% no quadro de funcionários nos últimos 5 anos. Nesse contexto, tornou-se imprescindível a criação de sistema moderno de gestão de pessoal, que facilite a vida do trabalhador ao evitar que se desloque da unidade de saúde, que preserve a integridade física e a saúde, proporcione a inclusão digital e ofereça aos gestores informações precisas e atualizadas quanto aos dados cadastrais de seus funcionários. Dessa forma, a Central Móvel tem como objetivo principal facilitar a vida funcional do trabalhador, evitando que o mesmo tenha que se deslocar até a sede administrativa em Santo André.
Com mesas para trabalho e para atendimento ao público, o ônibus também contempla as necessidades do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), cujo objetivo é promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Sob responsabilidade do médico do trabalho, o programa engloba os exames ocupacionais admissional, para mudança de função, de retorno do INSS e demissional, assim como exames periódicos, condutas médicas preventivas e curativas, além de encaminhamento, quando necessário, para exames complementares.
Também estão à disposição dos colaboradores a atualização dos dados cadastrais, substituição de crachás, inclusões e exclusões de beneficiários em planos de saúde, odontológico e auxílio creche. O recadastramento itinerante é realizado por equipe multidisciplinar composta por médico e técnicos de enfermagem, além de profissionais das áreas de desenvolvimento da informação, segurança no trabalho e recursos humanos. O ônibus está equipado com 2 computadores, modem para acesso à internet, impressora de crachás, máquina fotográfica e estoque completo de materiais de escritório.
Prevenção de riscos e inclusão digital
Outra ação obrigatória contemplada por meio da Central Móvel é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Elaborado por um técnico ou engenheiro de Segurança do Trabalho, o PPRA identifica, quantifica e qualifica fontes de riscos físicos, químicos e biológicos em cada local de trabalho, observando rotinas dos funcionários e analisando o grau de exposição aos riscos.
A Central Móvel também proporciona a inclusão digital de funcionários pelo Portal Atena – site da Central de Convênios destinado especificamente aos colaboradores. “Queremos democratizar o acesso às tecnologias de informação, de forma a permitir a inserção de todos os funcionários na sociedade digital. Com o Portal Atena, levamos uma forma fácil de acesso à informação, que simplifica a rotina diária. Para essa inclusão, disponibilizamos três instrumentos básicos: computador, acesso à internet e pessoal treinado para orientar os usuários. Não basta o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essa ferramenta”, completa o gerente de Desenvolvimento da Informação da Central de Convênios, Daniel Rocha Negildo.