Publicado em: 14/11/2014
A primeira turma da Faculdade de Medicina do ABC completa 40 anos de formatura neste 2014. Para marcar a data, cerca de 60 ex-alunos retornaram ao campus universitário em Santo André no último sábado, 8 de novembro.
O reencontro foi organizado por um dos 93 acadêmicos formados em 1974, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves – que hoje é Secretário-Geral da Fundação do ABC, entidade mantenedora da FMABC.
Tradição na faculdade, todas as turmas formadas têm placas comemorativas nas paredes do Prédio Central – o primeiro do campus – com os nomes de todos os alunos, assim como do paraninfo e do professor homenageado do ano. Todas menos a primeira turma. “Nunca tivemos nossa placa exposta no campus, mas pudemos regularizar essa situação durante o reencontro de 40 anos”, acrescentou Dr. Jurandyr das Neves.
O atual diretor da FMABC e ex-aluno da 7ª turma, Dr. Adilson Casemiro Pires, declarou sentir-se honrado com o convite para a confraternização. “Quando entrei na faculdade, a primeira turma tinha acabado de se formar. Apesar disso, conheço boa parte desses ex-alunos, que fazem parte da história dessa instituição. São pessoas que marcaram o início da Medicina ABC e que, mais do que isso, mostraram o caminho que devíamos e devemos, até hoje, trilhar. Nos ensinaram a amar essa escola, valorizá-la e levá-la sempre conosco, onde quer que sigamos profissionalmente”, afirmou Dr. Adilson Casemiro Pires.
Para confecção da placa comemorativa da primeira turma foi necessário redesenhar os logotipos oficiais da época: do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro (DANMC), da Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro (AAANMC), e da própria Faculdade de Medicina do ABC, cujo símbolo principal era a “caveirinha”. Chaveiros antigos, carteiras e outros itens guardados por décadas pelos ex-alunos serviram de modelo para refazer as logomarcas.
O reencontro dos ex-alunos da turma 1969-1974 teve início às 12h, com inauguração da placa comemorativa, seguida de churrasco.