UPA Central de Santos organiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado em: 20/08/2021

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho foi promovida entre 9 e 13 de agosto

 

Palestras reuniram cerca de 60 funcionários durante toda a semana

Os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos promoveram entre os dias 9 e 13 de agosto atividades relacionadas à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O objetivo da iniciativa foi abordar assuntos relativos à segurança do trabalho para proteção à saúde dos colaboradores e, consequentemente, de pacientes e demais usuários.

Ao todo, durante a semana, marcaram presenças nas palestras cerca de 60 colaboradores. Foram entregues vários brindes, como cremes hidratantes e taças de acrílico personalizadas com as marcas da UPA e da Fundação do ABC, entidade gestora do equipamento. Os funcionários também participaram de coffee break e dinâmicas para estimular a interação entre as equipes.

Todos os palestrantes do evento são colaboradores da unidade. Foram ministrados os temas: Acidente de Trabalho, pelo Dr. Alfredo Moreira; Doenças Ocupacionais, a cargo do enfermeiro Gilberto de Jesus Cardoso; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sob responsabilidade da enfermeira Ana Paula Brito; Relações interpessoais no trabalho, conduzido pela assistente social Silvia Maria Vicente Valério; Humanização, elaborado pela coordenadora de enfermagem Sueli Sakumoto; Doenças do fígado, feito pela nutricionista Daniela Francisco Prieto; além de Saúde Bucal, tema abordado pelo dentista Wendell Ribeiro Marchetti. O encerramento do evento foi marcado pela apresentação de um vídeo curta-metragem chamado “Carga Viral”, criado e apresentado pelo dentista Richard Dantas.

A SIPAT foi organizada pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): Rosaine Anastácio da Silva, Giovanna Coccaro Moussalli, Ana Lucia Rodrigues Farias, Alessandra Lima de Souza, Sueli Vespasiani Factore, Fabricio Mahtuk, Maria Sofia Santos Santana, Kadlem Martins Nunes, Thiago Rodrigues de Queiroz, Nivalda Guilherme Neto e Gilberto de Jesus Cardoso. A iniciativa contou com a colaboração da técnica de segurança do trabalho, Aline Scarpino Felipe, da gerente Zilvani Guimarães, da coordenadora de enfermagem Sueli Sakumoto e da coordenadora administrativa, Milena Coccaro.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é realizada com periodicidade anual e é uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, formada por representantes dos empregados e do empregador e regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5), da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. A Comissão tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do colaborador.