AME Sorocaba debate projeto de matriciamento

Publicado em: 13/05/2022

O diretor-geral do AME Sorocaba, Marcos Paiva de Oliveira, a diretora da DRS-XVI, Kely Schettini, e a diretora técnica Andrea Uzal Cruz

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba recebeu em 11 de maio visita da diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI), Kely Schettini, que abrange o município e outras 48 cidades da região.

O encontro teve como objetivo alinhar protocolos e processos, incluindo o projeto de matriciamento. Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs), o projeto foi implantado em 2020 junto aos municípios de referência dos AMEs participantes da rede, com foco em replicar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) o modelo de gestão dos AMEs. O foco é estabelecer processos, protocolos de trabalho e propiciar apoio e orientação para a qualificação da Atenção Básica, com objetivo de aumentar a resolutividade do sistema de saúde como um todo.

A diretora do DRS-XVI aproveitou para visitar todas as instalações do AME Sorocaba e conferir o andamento das novas especialidades que passaram a ser ofertadas neste ano, além da estrutura de hospital-dia que a unidade começou a ofertar para cirurgias de varizes e cabeça e pescoço. “O alinhamento com o DRS é de suma importância para os direcionamentos assistenciais da unidade”, disse o diretor-geral Marcos Paiva de Oliveira.