Empresários do ABC buscam doações para reformar ala de quimioterapia infantil

Publicado em: 08/05/2015

Um grupo de empresários da região do ABC está mobilizado para viabilizar a reforma do espaço de quimioterapia do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Moderno e ousado, o projeto da Quimioteca está orçado em aproximadamente R$ 100.000 e foi desenvolvido voluntariamente pela designer de interiores Maximira Durigan. Prevê novas poltronas de quimioterapia com tablets individuais, instalação de ar-condicionado e de piso especial que previne contaminações, entre outros benefícios que tornarão a assistência mais humanizada tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes.

O projeto da Quimioteca foi apresentado oficialmente em 8 de maio, durante café da manhã no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. Cerca de 50 empresários compareceram ao evento, que marcou o início da edição 2015 do “Arraiá dos Amigos Solidários”. Empresária e uma das organizadoras da ação, Naura De Nadai falou sobre a importância da participação para o sucesso da iniciativa beneficente. “Nosso objetivo é mudar a vida das pessoas. Realizamos o primeiro Arraiá dos Amigos em 2013, que à época não tinha esse cunho beneficente. Porém, o evento foi um grande sucesso e decidimos repeti-lo em 2014, inserindo a questão da solidariedade”, contou Naura De Nadai.

Ano passado, a entidade beneficiada foi a Instituição Camille Flamarion, que recebeu R$ 95.000 para reformas estruturais.

 

QUIMIOTECA FMABC

Segundo o médico responsável pelo Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum, a ala de quimioterapia é o “coração” do serviço. “As crianças passam boa parte do dia tomando quimioterapia nesse espaço. São 4 ou 5 horas que ficam ali, várias vezes por semana. Precisamos readequar esse espaço. A transformação de uma ala exclusivamente assistencial em ‘Quimioteca’ vai justamente ao encontro da filosofia de humanização, em busca de oferecer o melhor e mais adequado ambiente aos pacientes e familiares”, descreve o oncopediatra.

Durante o café da manhã para empresários, a presidente da Associação de Voluntários para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC) e diretora do Colégio Piaget, Valdinéia Cavalaro, adiantou: “Com a instalação dos tablets na futura Quimioteca, pretendemos aproveitar o tempo de tratamento para desenvolver atividades pedagógicas com os pacientes. O Colégio Piaget oferecerá gratuitamente aplicativos multimídia e disponibilizará ferramentas que integram o sistema de ensino, a fim de que as crianças possam aprender brincando”.

Interessados em participar do “Arraiá dos Amigos Solidários” e contribuir com a Quimioteca do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC podem realizar depósito identificado para “Associação de Voluntários para o Combate ao Câncer do ABC”. O banco é o Santander, agência 3554, conta 13000138-5 e CNPJ: 03149723/0001-45.