Nova equipe na Humanização do ‘Irmã Dulce’

Publicado em: 18/01/2013

O Complexo de Saúde Irmã Dulce deu posse em 17 de janeiro aos novos membros da Comissão de Humanização, agora comandada pela assistente social Renata Carvalho, do grupo de apoio técnico do voluntariado hospitalar. Conduzido pela diretora clínica e técnica Maria Alice Tavares da Silva, o evento também deu posse à vice-presidente Marisa da Matta Aprile, assistente técnica da pediatria e médica responsável pelas adequações necessárias para que o ‘Irmã Dulce’ se torne Hospital Amigo da Criança, conquistando a certificação do Unicef.

Deixando os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, a coordenadora de Comunicação Nádia Regina Almeida Manzon e a psicóloga France Matos de Oliveira apresentaram os projetos desenvolvidos e propostos em dois anos de gestão. Enfatizaram a necessidade de se ampliar a participação dos profissionais do hospital e do Pronto-socorro Central, que integra o complexo. “Nossa proposta é reunir as iniciativas num programa permanente de humanização, com engajamento de todos, especialmente das áreas médica e de enfermagem, que estão em contato com os pacientes e podem contribuir muito, enriquecendo as discussões”, destacou a ex-presidente.

Recém-eleita vice, Marisa Aprile sugeriu estímulo à humanização nos diversos setores. “A ideia é lançar um desafio, incentivando ações junto aos funcionários”, propôs. No comando da comissão, a assistente social Renata Carvalho realizará trabalho mais integrado junto ao Grupo Feliz de voluntariado, que já colabora com as ações. “No ano passado, trouxemos voluntários para oficinas como a de porta-panetone, para acompanhantes de pacientes e voluntários’

Na próxima reunião, em 7 de fevereiro, a nova coordenação definirá outros cargos da comissão, que possui regimento interno e participa dos encontros regionais do Núcleo de Humanização do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), em Santos. Entre os projetos de humanização implantados no ‘Irmã Dulce’ estão a Visita Aberta, a Terapia Assistida com Animais (chamada Pet Terapia) e a comemoração de datas festivas.