UPAs de Mauá adotam novo tratamento para pacientes com sintomas de infarto

Publicado em: 08/07/2022

Procedimento reduz complicações, sequelas e ajuda a salvar vidas

 

Antes, medicamento era disponibilizado apenas no Hospital Nardini – Foto: Divulgação/PMM

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Mauá passaram a adotar, pela primeira vez, o tratamento trombolítico para pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio. Antes, o medicamento (trombolítico) estava disponível somente no Hospital Nardini. Cerca de 20 pacientes por mês que buscam atendimento nas UPAs (Vila Assis, Barão de Mauá, Magini e Zaíra) com dor torácica se enquadram para o tratamento.

O fármaco deve ser aplicado nas primeiras 12 horas em que a pessoa apresentar dor no peito, náuseas, vômitos e suor. É capaz de dissolver coágulos em artérias do coração, porém, não é indicado em todos os casos. Também ajuda a reduzir as complicações, sequelas graves e a letalidade.

Para melhor atender a estes usuários, a Secretaria da Saúde de Mauá promoveu recentemente a capacitação de 100 colaboradores da enfermagem e 30 médicos. Atualmente, as doenças cardiovasculares registram cerca de 1.100 mortes por dia no Brasil. Muitas delas poderiam ser evitadas com a prevenção e as medidas terapêuticas, a partir do acompanhamento de rotina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Ao identificar um dos sintomas do infarto, a recomendação é que o paciente procure o serviço de urgência mais próximo.