AME Mauá recebe reunião mensal das unidades da FUABC

Publicado em: 31/03/2023

Os dirigentes da Fundação do ABC estiveram reunidos na manhã de hoje (31/03), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, para a reunião mensal das unidades gerenciadas pela FUABC. Após breve abertura com o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre a unidade-sede e o projeto de reestruturação que está em andamento, além de realizarem visita às instalações.

As reuniões das unidades gerenciadas são itinerantes e ocorrem mensalmente. Além do AME Mauá, os encontros já tiveram lugar no AME Praia Grande, no Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, no AME Sorocaba e no AME Santo André, por exemplo. O objetivo é apresentar a unidade-sede, seus cases de sucesso e desafios, além de abrir espaço para a cooperação e troca de experiências entre os dirigentes.

AME MAUÁ

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mauá é referência para atendimento médico de média complexidade à população da microrregião do Grande ABC composta pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além de também atender aos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

Inaugurado em 2011, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde funciona em prédio com dois pavimentos e um anexo operacional, totalizando 3.200 metros quadrados de área construída. A unidade conta com 17 consultórios médicos e 4 não médicos, 2 salas de curativo, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 4 salas de exames de métodos diagnósticos, posto de enfermagem e Central de Material e Esterilização (CME), entre outros espaços.

A unidade realiza mensalmente 3.260 consultas médicas em 10 especialidades, considerando primeira consulta, interconsulta e retornos. São elas: Alergia/Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia.

O contrato de gestão também contempla, por mês, 1.380 consultas e sessões não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, 9.200 exames laboratoriais e 300 cirurgias ambulatoriais de baixa e média complexidade.