São Caetano entrega 11 vans e anuncia volta do Circular Saúde para transporte gratuito de pacientes

Publicado em: 23/06/2023

DIvulgação/PMSCS

Desde 19 de junho, quem precisa realizar exames e consultas em qualquer unidade da rede de São Caetano do Sul já pode contar com o Circular Saúde. O serviço foi interrompido durante a pandemia e está sendo retomado após a entrega de 11 vans, realizada pelo prefeito José Auricchio Júnior no dia 17 de junho.

“São veículos novos e modernos, para dar mais agilidade e conforto nos atendimentos, dentro do nosso trabalho de aprimorar os serviços públicos constantemente e de fazer uma cidade cada vez melhor para as pessoas. Além de permitir a retomada do Circular Saúde, essa entrega amplia a frota do Mover, para o transporte da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”, ressaltou Auricchio.

Das 11 vans, duas servirão ao Circular Saúde, oferecendo transporte gratuito aos pacientes de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h e, aos sábados, das 6h30 às 12h (com duas paradas em cada unidade). As linhas iniciam e terminam seu trajeto em dois pontos: no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e na UBS Maria Corbeta Segato, no bairro Prosperidade. Os dois veículos, com capacidade para 15 pessoas cada, se alternam no itinerário (enquanto um faz o percurso de ida, o outro volta).

Durante a semana, ambos farão quatro paradas por dia em 37 unidades, que prestam atendimento de saúde na cidade, que inclui as UBSs, hospitais, e centros especializados, como a USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), o CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), os CISEs (Centros Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade e o Atende Fácil Saúde. Já aos sábados, serão duas paradas em 22 locais.

“Para utilizar as vans do Circular Saúde é preciso ter o Cartão São Caetano e comprovar atendimento médico ou outro procedimento de saúde agendado em uma das unidades. Dessa forma, facilitamos o acesso a quem vai fazer exames, passar por consultas ou buscar medicamentos”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O itinerário completo do Circular Saúde está disponível no site da Prefeitura e também nas recepções das unidades da rede.

AMPLIAÇÃO DA FROTA DA SAÚDE

Além do Circular Saúde, os novos veículos serão utilizados para atendimento do Centro de Distribuição de Medicamentos, abastecimento das unidades e transporte de carga. Das 11 vans, três foram cedidas pelo Governo do Estado, sendo duas para o transporte de cadeirantes.

“Com os novos veículos, a frota da Saúde, que transporta em média 390 pacientes por dia, passa a contar com 58 veículos, sendo 26 vans (oito para cadeirantes, dois circular saúde e nove ambulâncias), 27 carros baixos, além de veículos de carga e os trailers que prestam serviços de atendimento itinerante oftalmológico, odontológico e médico”, explicou Regina Maura.

“A chegada das novas vans vai somar no atendimento, que já realizamos pelo Programa Mover. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que precisam de transporte, devem preencher alguns critérios e uma documentação disponível na nossa secretaria. Estando apto, o munícipe terá acesso ao transporte”, observou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Andrea Alencar.

Para os atendimentos de urgência e emergência, a Saúde conta com 12 veículos, que fazem parte da frota do SOS Cidadão 156, sendo 4 do SAMU. A equipe atende em média 60 chamados por dia, sendo 20 no período noturno.