Instituto Emílio Ribas II, no Guarujá, recebe visita de avaliação para certificação ONA

Publicado em: 24/08/2023

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), unidade gerenciada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação do ABC, recebeu dias 17 e 18 de agosto equipe de auditores do grupo IBES – Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde, cuja visita objetivou a acreditação hospitalar da ONA, a Organização Nacional de Acreditação.

Para o IIER-BS, que em 2023 completa dez anos sob gestão FUABC, tornar-se acreditado é o próximo passo para que a instituição demonstre a qualidade dos serviços oferecidos à população da Baixada Santista.

O projeto mobilizou colaboradores e a alta direção em favor dos objetivos propostos no Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde ONA.

Em dezembro de 2022, o IIER-BS já havia recebido a visita do Grupo IBES, porém, com o objetivo de diagnosticar os pontos de melhorias necessários para a visita de certificação.

REFERÊNCIA

Em 2014, a Fundação do ABC deu início à gestão plena do IIER-BS. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 46 leitos – 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe pacientes encaminhados dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.

Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista.