Publicado em: 28/09/2023
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) tem buscado renovar e aprimorar constantemente seu atendimento, inserindo o acolhimento e a humanização entre os pilares centrais de suas atividades. Gerenciada pela Prefeitura em parceria com a Fundação do ABC, a unidade está desenvolvendo um novo projeto lúdico voltado à ala de Pediatria, uma iniciativa que visa transformar a experiência de hospitalização das crianças e de seus familiares.
A hospitalização pode ser um momento desafiador na vida de uma criança. Aspectos como a mudança de ambiente, a separação da família e a quebra da rotina podem afetar profundamente o bem-estar emocional e físico dos pequenos pacientes. A equipe multiprofissional do HMMC, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviço social, reconhece a magnitude desse impacto e, por isso, decidiu agir.
Desde maio deste ano, a Enfermaria Pediátrica do HMMC tem sido palco de visitas semanais a beira-leito, nas quais são realizadas atividades lúdicas. O objetivo? Trazer um pouco de alegria, leveza e normalidade para as crianças internadas e seus familiares. Perucas, fantasias, fantoches e personagens como Chapolin Colorado e Capitão América integram as ações e são responsáveis pela transformação do ambiente.
“O lúdico no ambiente hospitalar exerce papel fundamental. Além de proporcionar momentos de descontração, favorece o desenvolvimento da criança, promovendo a sociabilização e mantendo-a o mais próximo possível de sua rotina habitual. Dessa forma, o tratamento e a recuperação tornam-se experiências menos hostis e mais acolhedoras”, informa a diretora-geral do Hospital, Amanda Corrêa da Cruz.
A Enfermaria Pediátrica do HMMC conta com 23 leitos e registra, em média, 120 internações pediátricas por mês. Cada uma dessas crianças agora tem a chance de vivenciar essa nova proposta de cuidado, que vai muito além de medicamentos e procedimentos técnicos.
A ação ocorre uma vez por semana e reflete o compromisso do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes em oferecer atendimento de excelência e, sobretudo, humanizado.