Hospital de Urgência de SBC recebe nova visita dos animais da ONG Alquimia do Amor

Publicado em: 05/10/2023

Em 28 de setembro, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo do Campo recebeu pela segunda vez a visita especial dos animais da ONG Alquimia do Amor. Essa iniciativa, que já vem sendo desenvolvida com sucesso no Hospital Anchieta, levou cinco cães devidamente higienizados para interagir com os pacientes.

Os “doutores peludos” Ziggy, Caetano, Bali, Leopoldo e Michael Jackson fizeram a alegria das crianças internadas e de toda a equipe da instituição, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura. A terapia com animais, cada vez mais reconhecida como uma estratégia eficaz de alívio do estresse e aperfeiçoamento da saúde mental, oferece vários benefícios.

“Enfrentar uma internação hospitalar fica muito mais fácil e leve com a visita de animais. Nós, do HU, apostamos nisso e assim promovemos essa experiência individualizada aos nossos pacientes internados na unidade. Foi um sucesso, um momento transformador e despertou em nossos pacientes sentimentos que estavam adormecidos por um período de privação devido a internação hospitalar”, comenta Eliana Ananias, enfermeira da linha de cuidados pediátricos.

De acordo com a equipe multiprofissional do HU, a iniciativa proporciona um contato que serve como terapia, e entende-se que a capacidade de brincar e doar amor pode diminuir muito o estresse. Para as crianças que ficam a maior parte do tempo dentro de um hospital, os cães trazem um ambiente de humanização e alegria.

“A hospitalização é um momento em que o paciente sai de todo o seu contexto social, do contato e convívio com amigos e familiares, e de hábitos que estão acostumados, entre outras coisas. Isso afeta o paciente e traz ansiedade, desconforto e aflição. Essa ação pode até abreviar a sua internação por favorecer o processo de recuperação”, explica Ananias.

HOSPITAL DE URGÊNCIA

Inaugurado em 14 de maio de 2020, o Hospital de Urgência foi o principal equipamento da rede e referência em toda a região do Grande ABC no tratamento contra a Covid-19 durante todo o período da pandemia. Hoje, é um hospital referenciado e conta com 250 leitos hospitalares adultos e pediátricos, com atendimento nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurologia, Oftalmologia, Bucomaxilo, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica e Psiquiatria.

O equipamento atende aos principais problemas de saúde e agravos da população, além de ser a referência municipal para atendimento nas situações de acidentes (politraumatismos) e a referência regional nas situações de picada de escorpião.