Unidades da FUABC marcam presença em Oficinas de Regionalização da Saúde do Governo do Estado

Publicado em: 18/10/2023

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes participou neste mês do evento na Grande SP; em agosto, equipe do AME Praia Grande esteve na Oficina da Baixada Santista e região de Registro

 

Karoline Maciel, do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, durante evento na Capital paulista

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi representado pela diretora assistencial, Karoline Maciel, na Oficina de Regionalização da Saúde da Grande São Paulo. O evento, realizado na capital paulista, marcou o encerramento da primeira fase do Programa de Regionalização da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

O programa tem como principal objetivo mapear as necessidades específicas das diferentes regiões, visando reorganizar a gestão da saúde. Dessa forma, pretende-se oferecer serviços mais alinhados às demandas regionais, otimizando o uso dos recursos públicos e diminuindo as desigualdades no acesso à saúde. Uma das metas é reduzir a distância que os cidadãos precisam percorrer para obter atendimento médico adequado.

A Oficina é um marco no programa de Regionalização por ser a primeira realizada na Capital e voltada para a Grande São Paulo. “A discussão em todo o interior do estado está extremamente avançada e, na Grande São Paulo, nós temos praticamente um país, pelo número de pessoas e pelo número de desafios. Vamos promover o diálogo entre o Governo do Estado e os diversos municípios para, juntos, identificarmos os gargalos, as dificuldades e encontrarmos soluções”, apontou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Cosems-SP e a OPAS. Juntos, buscam promover uma gestão mais qualificada e robusta do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, garantindo a cooperação efetiva entre as entidades.

No primeiro dia da Oficina, os participantes puderam acompanhar painéis sobre o Projeto de Regionalização, além de reuniões voltadas para o diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS). No dia seguinte, grupos de trabalho se dedicaram à elaboração de propostas e relatórios sobre o panorama da saúde na região.

 

Equipe do AME Praia Grande com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva

PRAIA GRANDE

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande se destacou ao participar da Oficina de Regionalização da Saúde realizada em Santos. Na ocasião, a Baixada Santista e a região de Registro receberam o “Gabinete 3D – Saúde” do Governo de São Paulo, que concentra ações para promover a aproximação das lideranças, gestores públicos e servidores da rede de saúde.

A Oficina em Santos também contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. O AME Praia Grande foi representado pelo seu diretor-geral, Cássio Lopes, pela gerente administrativa, Simone Cruz, e pelo coordenador médico, Márcio Rebuá.

“Oferecer saúde pública de qualidade é um compromisso com o cidadão paulista. O Gabinete 3D promove visitas a todas as regiões para ver de perto o que está acontecendo, escutar de quem está na ponta quais são os principais problemas e estar junto na construção de uma nova saúde, fazendo a diferença para todos. Queremos estar próximos para definir planos de ação para entregar de forma personalizada o que cada município precisa”, completou Eleuses Paiva.