Publicado em: 28/02/2024
Três hospitais gerenciados pela Fundação do ABC em São Bernardo acabam de dar início ao processo de certificação Qmentum 360°, um programa de acreditação internacional focado na melhoria contínua da qualidade e segurança em saúde. São eles: Hospital Anchieta, Hospital da Mulher e Hospital de Urgência. O Hospital de Clínicas, outra unidade gerenciada pela FUABC em parceria com a Prefeitura, já possui a certificação Qmentum desde 2019.
A acreditação é um processo isento e voluntário, voltado à melhoria contínua com foco na qualidade e segurança que trabalha a sustentabilidade das instituições de saúde e do sistema de saúde como um todo, de acordo com a Quality Global Alliance, empresa que é cocriadora da maior Aliança Global para o desenvolvimento e implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa.
O programa Qmentum 360° é considerado um dos mais completos sistemas de acreditação para redes de saúde, com atuação em mais de 36 países. A certificação avalia desde a governança e a gestão dos hospitais até os processos assistenciais, com foco na segurança, qualidade e experiência do paciente.
No Brasil, o Qmentum tem contribuído para o fortalecimento das redes de atenção à saúde, tanto públicas quanto privadas. O conceito de ecossistema de saúde é fomentado, seguindo o exemplo de outros países membros da Aliança Global Health Standards Organization (HSO). Dentro deste ecossistema e sob uma governança unificada, as instituições são reconhecidas conforme seu nível de maturidade, podendo ser classificadas nos níveis Gold, Platinum e Diamond – cada um refletindo um estágio de qualidade e comprometimento com a segurança do paciente.
O início do processo de certificação dos três hospitais foi celebrado com um evento em 27 de fevereiro no Hospital de Clínicas, que foi, por sinal, o primeiro equipamento municipal do Brasil a receber a acreditação da Qmentum nível Diamond. A distinção, conquistada em 2019 e revalidada em 2022, assegura o atendimento de requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, diretrizes de qualidade e segurança, higienização, protocolos, entre outros.
Assim, São Bernardo e a Fundação do ABC dão passos significativos na busca pela excelência em serviços de saúde, reafirmando o compromisso com a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes.