Publicado em: 10/04/2024
Os colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá passaram por treinamento em biossegurança organizado pela Unidade de Apoio Administrativo (UAA) da Fundação do ABC. O objetivo principal do evento, realizado entre 8 e 14 de fevereiro, foi instruir os profissionais para a identificação de riscos biológicos em seus ambientes de trabalho e para a adoção de medidas preventivas essenciais para assegurar a saúde e a segurança de todos os envolvidos.
Sob a coordenação de Fernanda Guidetti Martins, Técnica de Segurança do Trabalho da UAA, o treinamento contou com a participação de 57 funcionários, divididos em cinco turmas. A iniciativa buscou fomentar uma cultura de segurança, enfatizando a importância da percepção de riscos e da adoção de comportamentos preventivos.
Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a segurança no ambiente de saúde, como a definição de biossegurança, baseada na Norma Regulamentadora 32 (NR32) do Ministério do Trabalho e Emprego, e o fluxo de ações a serem tomadas em caso de acidentes de trabalho.
Além disso, o treinamento destacou o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), o manejo adequado de resíduos hospitalares e as estatísticas de acidentes por CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), visando uma maior conscientização sobre os perigos potenciais e como preveni-los.
Por fim, o treinamento foi uma importante iniciativa para capacitar os funcionários quanto aos procedimentos e boas práticas em biossegurança, visando a proteção da saúde e segurança de todos no ambiente de trabalho.