Com apoio da FUABC, Santo André e Mauá conquistam prêmios no 37º Cosems

Publicado em: 26/04/2024

Trabalhos realizados no Caps Infantojuvenil de Santo André e na Atenção Básica de Mauá foram destaques em congresso realizado em Santos

 

Santo André sobe ao palco para receber sua premiação
(foto: divulgação/PSA)

A partir de ações na Saúde desenvolvidas em parceria com a Fundação do ABC, os municípios de Santo André e Mauá foram premiados no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), evento realizado em Santos, entre 17 e 19 de abril.

A cidade andreense é tricampeã do prêmio David Capistrano, principal honraria do encontro, com o trabalho “Grupo Escurecendo Ideias: no Caps Infantojuvenil, o poder é preto”, produzido pela equipe da Saúde Mental, que também levou o troféu em 2022 com projeto do Consultório na Rua e em 2023, com o Grupo DiVerCidade, que realiza ações para garantir às pessoas LGBTQIAPN+ espaços para expressão de sua identidade de gênero e orientação sexual.

Além de Santo André, outras 14 cidades do Estado receberam o prêmio David Capistrano e mais 15 municípios foram agraciados com menção honrosa. O Cosems deste ano bateu todos os recordes com mais de 3.330 trabalhos inscritos, de 328 cidades. Santo André inscreveu 35 trabalhos. Todos os vencedores estão garantidos na premiação “Brasil, aqui tem SUS”, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizada em junho.

“Essa terceira premiação consecutiva no Cosems mostra o protagonismo e a qualidade do trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde de Santo André. Muitas ações executadas em nosso município são replicadas em outras cidades do Estado, o que nos deixa muito felizes e com a certeza de que nossos colaboradores entregam o melhor possível para cuidar e melhorar a vida dos andreenses”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Júnior.

O trabalho vencedor mostra a abertura de um espaço psicossocial para a discussão do racismo no Caps Infanto juvenil a partir de uma abordagem truculenta contra um usuário do Caps.

MAUÁ

Outro município do Grande ABC que se destacou foi Mauá, com o projeto “Olá Carlos! Não, sou Jaqueline, já garanti meu direito”, desenvolvido pela Atenção Básica, no Ambulatório Trans, localizado dentro da UBS Vila Magini. O trabalho que contou com o apoio da Defensoria Pública de São Paulo (DPESP), da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-Mauá, do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e do Fórum LGBTQIAPN+, promoveu a retificação de nome e gênero.

A apresentação do projeto, na Sala Alexandre Vranjac, ficou a cargo de Nathalia da Cruz Tomaz. O texto foi elaborado por Luiza Reis de Oliveira, revisado pela secretária de Saúde, Célia Bortoletto, pelo grupo técnico da Coordenadoria de Atenção Básica e Maria Rafaela Teixeira. A equipe recebeu troféu e um certificado.

Para Célia Bortoletto, a participação de Mauá demonstra a força do trabalho de reconstrução do sistema público de saúde da cidade realizado desde 2021, focado na valorização de cada profissional envolvido no atendimento e na busca de solução para humanizar a relação com os pacientes que procuram os serviços. “Acredito muito que os êxitos do SUS são baseados no estímulo aos trabalhadores na busca de conhecimento e atualização, que são promovidas nessas trocas de experiências. Valorizo demais e não abro mão dessa sede de aprender de cada profissional. Saber que temos mais de 30 trabalhos indicados para concorrer a premiações só dá a certeza de que Mauá mudou, pois voltou a ter credibilidade e seriedade no desenvolvimento de políticas públicas. Esse é o resultado positivo das iniciativas que adotamos na gestão iniciada em 2021″, explicou.

Durante o 37º congresso do Cosems, Mauá participou ativamente ao expor 32 trabalhos provenientes de diversas áreas da saúde, incluindo Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Educação Permanente. Cinco deles foram selecionados para serem apresentados oralmente e um foi premiado.