Publicado em: 21/05/2024
O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, participou em 18 de maio da 3ª edição da Marcha Furta-cor. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A concentração ocorreu às 9h, no Cine Theatro Carlos Gomes. Após a caminhada, a marcha foi finalizada com uma roda de conversa na praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Santo André.
O Maio Furta-cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e suprapartidária. As ações acontecem neste mês, por ser a época em que é celebrado o Mês das Mães. A furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, pois nele cabem todas as cores.
O movimento, idealizado pela psicóloga clínica e perinatal, Nicole Cristino, e pela psiquiatra e psicoterapeuta, Patrícia Piper, existe desde 2021 e já conquistou mais de 100 leis Maio Furta-cor, que instituem maio como o mês dedicado à conscientização e promoção de saúde mental materna nos calendários municipais e estaduais. São mais de 400 representantes em cinco continentes (América, África, Ásia, Europa e Oceania) e em mais de 14 países até o momento.
Além de participar da Marcha, a população pode contribuir promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos nas redes sociais e engajando-se em ações gratuitas.