Publicado em: 28/06/2024
A Fundação do ABC, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), realizou, em Itatiba (SP), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Com o tema “A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, o evento reuniu funcionários das unidades vinculadas à FUABC, familiares e convidados, totalizando cerca de 50 participantes.
O encontro contou com três palestras de especialistas que discutiram aspectos fundamentais da saúde mental. O psicólogo Dr. Thiago Savietto Polli apresentou a palestra “Ao trabalhador, Saúde!”, focando na importância de práticas saudáveis no ambiente laboral. Já o médico Dr. Gabriel Pellizzon Pelegini abordou o tema “Porque Cuidar da Saúde Mental?”, elucidando os impactos da saúde mental na vida profissional e pessoal. Por fim, o educador físico Dr. Renato Henrique Verzani trouxe insights sobre “O Impacto do Exercício na Saúde Física e Mental”, enfatizando a importância da atividade física como fator de equilíbrio e bem-estar.
O cirurgião-dentista Dr. Roberto Martins de Oliveira, presidente da CIPAA, ressaltou a relevância do evento. “Ações como essa promovem espaços de diálogo sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, sendo essenciais para a promoção de uma melhor qualidade de vida, bem-estar e construção de um ambiente de trabalho mais saudável”, explica Dr. Oliveira. “Fomentamos, assim, a prevenção dos transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT) através da sensibilização da equipe”.
A realização da SIPAT foi fruto do trabalho conjunto de toda a equipe da CIPAA, composta por Caroline Martins Pereira, Francine Aline Dorta, Guilherme Consolin Mazon, Karina Maria Costa, Lígia Santos Cremonesi, Luara de Fátima Oliveira, Luís Eduardo Genaro, Mayara de Freitas Ramalho, Sebastiana Ferreira, Trainotti Verzani, Valquiria Alexandre e Vanessa de Oliveira Teixeira.
Eventos como a SIPAT são fundamentais para reforçar a conscientização sobre a importância da saúde mental no trabalho, promovendo práticas que visam o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.