Publicado em: 07/08/2024
O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, se apresentou na 4ª edição do Simpósio Lactare, banco de leite da farmacêutica Eurofarma. O evento, promovido no Teatro Municipal de Itapevi e transmitido on-line, foi realizado no dia 5 de agosto e contou com as presenças de representantes de unidades de saúde da região, além de palestras com pediatras, psicólogos e mesa redonda temática. A iniciativa é ligada à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e ao Agosto Dourado, mês dedicado às ações de conscientização sobre a importância da amamentação.
A Lactare é um banco de leite parceiro, responsável por processar e doar leite humano pasteurizado (LHP) para bebês prematuros internados na unidade de neonatologia. A pasteurização é um tratamento térmico aplicado ao leite humano cru com objetivo de eliminar microrganismos que podem ter crescido no leite e que podem ser prejudiciais à saúde dos prematuros. Para este ano, a previsão é de que o hospital receba a doação de cerca de 425 litros de leite da Lactare.
A supervisora de Enfermagem do bloco materno-infantil do HGC, Luana Patricio, ministrou apresentação sobre os importantes resultados alcançados com a oferta de LHP e as ações desenvolvidas na unidade em parceria com o banco de leite. “Mostramos por meio de indicadores a redução da taxa de permanência na unidade, da taxa de mortalidade infantil e de casos de enterocolite após a prática da oferta de LHP, além de divulgar as ações feitas em conjunto com a Lactare, como o grupo mensal de gestantes e as diversas capacitações realizadas no HGC. Foi uma excelente oportunidade de expormos os inúmeros benefícios desta importante parceria, que garante bem-estar, segurança alimentar e promove saúde a tantos pacientes”, explica Luana.
Atualmente, cerca de 370 recém-nascidos fazem uso de LHP na UTI Neonatal do HGC. Ao comparar dados de 2019 com 2023, a média de permanência em dias na unidade neonatal caiu de 9,4 para 5,3; a taxa de ocupação reduziu de 84% para 70%; e os casos de enterocolite (quadro inflamatório do trato digestivo) caíram de 10 para 1. Apenas em 2023, foram realizados mais de 3.200 partos na maternidade do HGC.
O evento na Eurofarma contou com a participação da diretora-geral do HGC, Kely Schettini, do gerente assistencial, Eduardo Martins, do médico neonatologista, Dr. Daniel Caldevilla, da nutricionista Daniela Souza, e da supervisora de Enfermagem do bloco materno-infantil, Luana Patricio.
REFERÊNCIA MATERNO-INFANTIL
O HGC tem diversas ações voltadas à promoção do aleitamento materno. A unidade oferece suporte contínuo às mamães desde da gestação até o puerpério, incluindo atendimento e orientação individual de amamentação, grupos de apoio e educação sobre a importância do leite materno. Os profissionais são capacitados para orientar e ajudar as pacientes a superar dificuldades que possam surgir durante a amamentação. Os próximos passos incluem a ampliação dessas ações, com a implementação de novos programas e aumento do atendimento individual e em grupo, maior divulgação de informações para a comunidade e ampliação do espaço para o preparo do LHP, aumentando a oferta do leite aos neonatos do HGC.
“A campanha Agosto Dourado é um período de extrema importância para o HGC, pois simboliza o compromisso da nossa instituição com a promoção da saúde materno-infantil. Este mês dedicamos a reforçar a conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno, essencial para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos e para a saúde das mães. Para o HGC, essa iniciativa representa a nossa dedicação contínua em proporcionar cuidados de alta qualidade e promover práticas saudáveis, alinhadas às melhores diretrizes em saúde pública”, explica a diretora-geral da unidade, Kely Schettini.
O leite materno é um alimento insubstituível, repleto de nutrientes essenciais que fortalecem o sistema imunológico dos bebês e promovem um desenvolvimento saudável. Além disso, a amamentação é um momento de fortalecer o vínculo único entre mãe e filho, que proporciona benefícios emocionais para ambos. “Incentivamos todas as mães a buscarem apoio e informações para superar possíveis desafios na amamentação e lembramos à sociedade da importância de apoiar as mulheres nesse processo, criando ambientes acolhedores e encorajadores para a prática do aleitamento materno”, completa Schettini.
A unidade oferta atendimento 24h em Ginecologia e Obstetrícia, sendo hospital de referência para gestantes de alto risco na região.