Horta é destaque nas atividades terapêuticas do Lucy Montoro de Sorocaba

Publicado em: 11/10/2024

O cultivo de hortaliças é destaque nas atividades de reabilitação, proporcionando socialização, autoestima e contato com a natureza aos pacientes

 

A horta é uma das atividades de maior sucesso dentro da unidade de saúde

A terapia ocupacional é uma das especialidades do programa de reabilitação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba. A atividade visa maximizar a independência e a autonomia, identificar e otimizar as habilidades residuais, restaurar as habilidades funcionais e, sobretudo, aprimorar ou resgatar os vínculos sociais.

Nesse contexto, um dos recursos utilizados pela terapia ocupacional é a oficina terapêutica, na qual é dada grande importância aos grupos, visando a inclusão e socialização, promovendo o trabalho em equipe e dando oportunidade de um novo espaço para tratamento aos pacientes.

Dentre as oficinas terapêuticas realizadas no Lucy Montoro Sorocaba, uma que tem expressiva adesão dos pacientes e acompanhantes é a horta. Realizada uma vez por semana, a jardinagem promove contato direto com a natureza e trabalha autonomia e autoestima dos pacientes.

“O objetivo da horta é a socialização desses pacientes, facilitar o desenvolvimento de aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos”, explica Aglahia Vassileris, terapeuta ocupacional que acompanha as atividades da oficina. “Toda a atividade é planejada e tem objetivos terapêuticos. É um complemento ao tratamento, porém em um ambiente mais agradável e relaxante”, completa.

Além do trabalho manual realizado no plantio e na colheita das hortaliças, elas podem ser utilizadas em atividades de culinária da unidade e também são divididas entre os participantes para que sejam consumidas com suas famílias.