Primeiros ‘cipeiros’ da UPA Central de Santos passam por treinamento

Publicado em: 20/05/2016

 

O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) da Fundação do ABC realizou de 25 a 29 de abril curso de formação para os primeiros ‘cipeiros’ da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos – equipamento inaugurado em janeiro deste ano já sob gestão da FUABC. Em 2 de maio, os 14 membros foram empossados para a gestão 2016/2017 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo 7 eleitos pelos funcionários e 7 indicados pelo empregador.

Treinamento na UPA Central de Santos abordou temas como “Definição de Acidentes de Trabalho”, “Legislação trabalhista” e “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”

Treinamento na UPA Central de Santos abordou temas como “Definição de Acidentes de Trabalho”, “Legislação trabalhista” e “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”

A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo principal a redução de acidentes de trabalho e de doenças contraídas nesse ambiente.

O treinamento para a UPA Central de Santos ocorreu nas próprias dependências da unidade. Entre os temas abordados estiveram “Definição de Acidentes de Trabalho. O que é CIPA?”, “Legislação trabalhista – C.F / CLT / Leis trabalhistas”, “Ferramentas da qualidade na investigação de acidentes do trabalho”, “Agentes Ocupacionais, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Análise Preliminar de Risco (APR)”, “Mapa de risco, estudo do ambiente e das condições de trabalho”, “Prevenção e combate a incêndio”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e medidas de prevenção”, “Metodologia de investigação de acidentes e doenças do trabalho”, e “Plano de trabalho e cronograma anual”.