Publicado em: 20/05/2016
Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, organizou dias 19 e 20 de maio a segunda edição da “Semana da Enfermagem” – evento cujo objetivo é homenagear os profissionais da área, assim como estimular a integração e o trabalho em equipe.
A cerimônia de abertura contou com participações do diretor geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, da diretora técnica Maria Odila Gomes Douglas e da diretora de Enfermagem Carmen Lucia Pimenta Simões. Entre os destaques da programação esteve dinâmica de grupo com a psicóloga Silvia Ximenes Machado, que abordou o tema “Eu sou o outro”. Também no primeiro dia de atividades houve explanação do pastor Edivaldo José dos Santos, que falou sobre “Como funciona o trabalho em equipe de capelania”.
No dia 20, a diretora executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, esteve à frente da palestra “Aplicando ferramentas de gestão na sua vida pessoal”. O encerramento da segunda Semana da Enfermagem do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II contou com mesa solene composta pela presidente da FUABC, Maria Aparecida Batistel Damaia, pela prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson Luiz de Jesus. Também prestigiaram a cerimônia a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho, a chefe técnica da subseção Santos do COREN-SP, Penélope do Nascimento Lopes, além da diretora de RH da FUABC e da Diretoria do Emílio Ribas II.
Florence Nightingale e Ana Néri
A Semana da Enfermagem é celebrada oficialmente no Brasil no intervalo entre 12 e 20 de maio, que representa as datas de nascimento da “mãe” da enfermagem, Florence Nightingale, e de morte da brasileira Ana Néri, considerada o símbolo da enfermagem nacional pelos serviços prestados aos feridos na Guerra do Paraguai. A comemoração foi instituída por Juscelino Kubitschek em 1960, através do Decreto nº 48.202. É celebrada em todo o país pelos profissionais de enfermagem em instituições de saúde, educação e em organizações de classe. O dia 12 de maio é mundialmente conhecido como o dia da enfermeira.