Publicado em: 08/11/2024
O projeto social da Fundação do ABC batizado de “Puerícia com sorriso: educação, prevenção e encaminhamento humanizado para tratamento de saúde bucal” garantiu recentemente a renovação do certificado de inscrição de projetos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santo André. A entidade atua junto às comunidades vizinhas a sua sede administrativa, em Santo André, para oferta de atendimento humanizado na área de saúde bucal destinado a crianças e adolescentes. A iniciativa atualmente abrange os bairros Vila Sacadura Cabral, Palmares, Tamarutaca, Vila Guiomar e Bom Pastor.
Em 2023, o projeto viabilizou mais de 24 mil consultas odontológicas para crianças e adolescentes da região. A ação teve apoio e participação direta da equipe assistencial da FUABC que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros mencionados e que trabalharam ativamente por meio de visitas feitas por agentes comunitários de saúde (ACSs) às residências e também nas escolas e creches municipais dos bairros. Para 2024, a meta é reduzir em 90% a incidência de cáries da população atendida e garantir pelo menos 80% de adesão das atividades realizadas nas escolas junto às famílias. Os atendimentos são individuais e incluem atividade de escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor, elemento químico que ajuda na prevenção de cáries.
O objetivo é reorganizar a prática e a qualificação das ações em saúde bucal voltadas às crianças e adolescentes da região, com foco na ampliação do acesso ao tratamento odontológico na puerícia (período de crescimento que vai do nascimento até a infância e puberdade) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos são realizados por profissionais da FUABC que atuam nas UBSs da Vila Guiomar, Palmares, Valparaíso, Bom Pastor e Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do Centro. Estão envolvidos na iniciativa equipes de saúde bucal com 4 dentistas, 4 auxiliares de saúde bucal, 2 auxiliares de consultório dentário e 26 agentes comunitários de saúde (ACSs). Já o CEO conta com infraestrutura completa, equipe de especialistas com 16 dentistas, 2 auxiliares de saúde bucal e 9 auxiliares de consultório dentário, sala de esterilização e expurgo e sala de Raio X odontológico. Na área hospitalar, a referência 24h para casos de urgência emergência é o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA).
ENCAMINHAMENTO
As unidades que compõem a Atenção Básica em Saúde (UBSs, USFs e Policlínicas) consistem na porta de entrada para o atendimento primário odontológico das crianças e adolescentes. As referidas unidades promovem a prevenção de doenças com grupos de moradores e em escolas de cada território, por meio de orientações e encaminhamento de profissionais estratégicos como agentes comunitários, dentistas e auxiliares de saúde bucal. Essas equipes participam das ações nas escolas e comunidades do entorno da Fundação do ABC para estimular ações de promoção à saúde e atuar na prática odontológica curativa e preventiva.
Conforme a necessidade, as unidades encaminham os pacientes pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) aos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs). Nesses centros são ofertados serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais; prótese total e removível; e tratamento de distúrbios da articulação mandibular.
“Iremos trabalhar e acompanhar o projeto para garantir a sua continuidade e aprimoramento, tendo em vista a importância, relevância e o impacto positivo em busca de melhores resultados para todos”, disse a gerente de Facilities da FUABC, Flávia de Moraes.
O projeto, viabilizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, conta com a colaboração da Rede de Atenção Primária do município. “A Fundação do ABC novamente ratifica seu compromisso social e beneficente com as comunidades do seu entorno. Nosso objetivo é beneficiar essa população com a ampliação do acesso a programas de referência em promoção e assistência qualificada à saúde bucal”, disse o gerente geral administrativo da Atenção Primária, Gustavo Tomaz.
A certificação, emitida em 18 de agosto, tem validade até 30/04/2026. A FUABC agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos na iniciativa: Flávia de Moraes, gerente de Facilities da FUABC; Elson Queiroz, coordenador de Sustentabilidade da FUABC; Cristiane da Costa, coordenadora técnica de Saúde Bucal da Atenção Primária; Gustavo Tomaz, gerente geral administrativo da Atenção Primária; Patricia Amorim Julio, gerente APS – US / USF Vila Guiomar; Leticia Cottas Azevedo Pandori, gerente APS – Policlínica Vila Palmares; Alessandra Bartoli Cambese Alves, gerente APS – USF Valparaíso; e Cláudia Valarini de Oliveira, gerente APS da Policlínica Jardim Bom Pastor.